D+ Titulo Internet
Sobre uma realidade nada incomum

Projeto escolar de jovens de São Caetano vira websérie sobre o mundo adolescente

Luís Felipe Soares
03/01/2016 | 07:05
Compartilhar notícia
Divulgação


Se o cotidiano dos jovens conta com momentos e personagens que parecem perfeitos para as telas, nada melhor do que os próprios adolescentes criarem seu próprio programa. Um projeto escolar de 2013 serviu de incentivo para que grupo de amigos de São Caetano misturasse realidade e ficção em uma história inédita que trata de questões típicas dessa fase, como a tensão em torno de trabalhos escolares e os relacionamentos dentro de uma turma. Tudo é apresentado na websérie Incomum, cujo primeiro capítulo já está disponível no canal da Flit Pictures (www.youtube.com/flitpictures).

A ideia é que tudo pareça fruto de um mockumentary, estilo no qual os personagens participam de um falso documentário e comentam as ações apresentadas, assim como ocorre em seriados de comédia como ''The Office'' e ''Modern Family''. A criatividade faz com que fique longe de qualquer comparação com o que é apresentado na novela ''Malhação'', da Globo. “Era uma oportunidade de criar uma série esquetes de comédia sobre a escola. Conforme as ideias foram chegando, montamos uma história de série mesmo, com coisas bem curtas”, explica Pietro Lago, 18 anos, responsável pelo roteiro, direção e edição do programa. “Criamos personagens baseados nas próprias pessoas envolvidas no projeto, mas extrapolando um pouco algumas características. Como não são atores profissionais, acho que isso deixa tudo ainda mais natural. O objetivo é que o público se relacione mesmo com o que está no vídeo.”

No episódio piloto, de cerca de 28 minutos, o público é jogado no drama de Victor (interpretado por Lago), que acorda atrasado para a aula e percebe que o fato de não conseguir juntar duas meias do mesmo par talvez seja um sinal de que o dia não será nada comum. A reunião de colegas de sala, entre eles Mayumi (Camila Ono), Davi (Bruno Cortina) e o paranóico Roberto (Vinícius Romero), toma rumos bem estranhos durante a tarde que deveria marcar a finalização de um projeto do colégio.

As gravações ocorreram pela ruas de São Caetano e dentro do Colégio Arbos, no bairro Santa Paula, além de algumas locações serem nas casas dos participantes. Segundo Carol Fung, 18, que faz o papel de Carol no webseriado, o tom cômico do projeto é uma das boas sacadas. “Tentamos fugir do caricato e do chato, mesmo exagerando em alguns pontos. Queríamos o engraçado, mas não o pastelão. Tratamos desse mundo adolescente de uma forma leve e, para isso, foi preciso seriedade”, comentou.


O próximo capítulo de Incomum deve ser colocado on-line neste mês. Enquanto isso, a estreia já conta com 790 views. “Lembro que chegamos a ter uma pré-estreia no meu prédio e todo mundo ficou meio aliviado com o resultado final. Acho que temos algo diferente e de boa qualidade”, conta Pietro Lago. “Faz tempo que muita gente estava cobrando para colocarmos no ar. É muito legal ver os amigos e gente que não conhecemos sabendo da série. Deixou de ser algo pessoal e esperamos que cresça ainda mais”, diz Carol. O mundo teen ainda foge do comum. 



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;