Setecidades Titulo
Comunidade não tem acesso a computadores em biblioteca
Por Renata Gonçalez
Do Diário do Grande ABC
11/03/2004 | 22:05
Compartilhar notícia


Moradores do Jardim Sônia Maria, em Mauá, reclamam que os dez computadores instalados na biblioteca Paulo Freire estão completamente ociosos. Eles alegam que, na época da inauguração, em setembro do ano passado, a Prefeitura prometeu que no prazo de um mês o local ofereceria acesso gratuito à Internet. A mesma informação foi dada na ocasião à reportagem do Diário por Cleide Cristina Caldeira, até então responsável pelo sistema de bibliotecas públicas de Mauá.

“A biblioteca foi um benefício conquistado pela comunidade do Sonia Maria”, afirmou a secretária Ivone Garcia, 30 anos. “Estamos privados de usar os computadores e nem sequer podemos trabalhar na biblioteca”, comentou a comerciante Elaine dos Santos Sales, 41, que fez um curso na empresa Polibrasil para trabalhar como promotora da leitura na Paulo de Freire.

O argumento de ambas se baseia no fato de que a construção da biblioteca resultou de uma parceria entre a Prefeitura e a Polibrasil, empresa do Pólo Petroquímico que é vizinha à Paulo Freire.

A parceria consistiu na doação do terreno pela Prefeitura, e no investimento de R$ 100 mil por parte da Polibrasil, usados na reforma do prédio e compra dos móveis. Os dez computadores também foram doados pela Polibrasil.

Quarta à tarde, uma equipe de técnicos fazia manutenção nos computadores instalados na biblioteca. Um deles disse ao Diário que as máquinas estão prontas para fazer conexão à Internet.

Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, a biblioteca ainda não começou a oferecer Internet gratuita à comunidade por causa de um projeto que implantará, até o fim deste semestre, o mesmo serviço às quatro bibliotecas da cidade e a todas as escolas municipais. O projeto, intitulado Informática Educativa, Escola do Amanhã, prevê também a instalação de câmeras nos locais onde funcionarão os computadores, para reforçar a segurança e evitar atos de vandalismo – providência que Prefeitura julga fundamental antes de colocá-los a serviço da população .




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;