Política Titulo Espera
Iminente janela eleitoral segura mudanças partidárias no Grande ABC

Expectativa é que seja publicada hoje sanção
de Dilma às alterações; maioria espera liberação

Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
28/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A sanção parcial da presidente Dilma Rousseff (PT) à minirreforma política aprovada no Congresso Nacional deve ser publicada hoje no Diário Oficial da União, mantendo a ‘janela’ de 30 dias – em março – para migração partidária e redução de um ano para seis meses o prazo para filiação de quem disputará as eleições, o que valerá já a partir do pleito de 2016.

A iminente autorização da petista tem segurado mudanças no Grande ABC. Mesmo com a demora para a assinatura, a maioria dos políticos da região aguarda a liberação – dentro da nova regra – para formalizar o ingresso às legendas de destino. O período na legislação vigente se encerra quarta-feira.

Pelo menos 15 vereadores estão na lista regional à espera da janela e abertura do prazo, com a ideia de trocar de sigla sem correr risco de perder o mandato. Em Santo André, quatro parlamentares integram o rol: Elian Santana (Pros), próxima do PSC, Marcos Pinchiari (Pros), em conversas com o PSD, Toninho de Jesus (DEM), ainda visando outro caminho, e Carlos Ferreira (PDT), que se filiará no PPS. Líder do governo Carlos Grana (PT), José de Araújo (sem partido) deve, contudo, definir sua situação ainda nesta semana. Ex-PMDB, ele conseguiu liberação da Justiça Eleitoral, em agosto, para deixar a sigla.


São Bernardo pode também apresentar quarteto de alterações no cenário. Os vereadores João Batista (PRB), Pery Cartola (SD), Marcelo Lima (PPS) e Rafael Demarchi (PSD) fazem tratativas pela modificação de rumo. Em São Caetano, Pio Mielo (PT) pretendia entregar carta de desfiliação hoje, mas, segundo informações, ele, que vai desembarcar no PMDB, deve recuar e estender o prazo. Edison Parra (PHS) e Magali Pinto (PSD) dialogam com PDT e PSDB, respectivamente. Paulo Bottura e Eder Xavier são exceções. Desconfortável no Pros, o primeiro assinou na semana passada a ficha do PTB, sigla pela qual foi eleito. Ex-PCdoB, Eder acertou ida ao PSC.


Os parlamentares Edgard Grecco Filho (Pros) e José Wilson Silva, o Melão (PDT), ambos de Mauá, Gabriel Roncon (PR), de Ribeirão Pires, e Edvaldo Guerra (PV), de Rio Grande da Serra, são cogitados a entrar no troca-troca. Por outro lado, pré-candidatos aos Paços José Auricchio Júnior (PSDB, São Caetano), Clóvis Volpi (PSDB, Mauá), Paulinho Serra (PSDB, Santo André) anteciparam a filiação para se posicionar e já começar atuação por composição de chapas.


O deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT), se colocou como defensor da ‘janela’. Para o petista, a lei não pode ser impedimento para um político migrar de partido. “Embora seja caso que não tem interferência para mim, pois jamais sairei do PT, em período pré-eleitoral é fundamental que ocorra a possibilidade (de mudança). Muitas foram as situações em que pessoa estava identificada com um projeto de candidatura e o seu partido não.” Colega de Congresso, Alex Manente (PPS) afirmou que a nova norma ajuda no sentido de ano ímpar ficar mais voltado ao mandato parlamentar. “Medida vai ao encontro dos anseios da sociedade em reduzir tempo de tratar de eleição.”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;