Setecidades Titulo Festa
Chácara Silvestre recebe arte, cultura e gastronomia mundial

Sétima edição da festa Muitos Povos, Uma Cidade reúne até amanhã comunidades de diversos países que ajudaram a formar São Bernardo

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
06/09/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Quem passar até amanhã pelo Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais de São Bernardo, localizado no Parque Chácara Silvestre, terá a oportunidade de viajar e conhecer um pouco mais sobre arte, cultura e gastronomia de vários países. Isso porque o local recebe desde ontem a sétima edição da festa Muitos Povos, Uma Cidade.

O evento tem o objetivo de valorizar e difundir a cultura dos povos que ajudaram a formar o município. Ao todo, 36 barracas com 20 opções gastronômicas e 16 voltadas ao artesanato reúnem comunidades da Itália, Japão, Rússia, China, Índia, Portugal, Bolívia, Peru e também de Estados como Piauí, Minas Gerais, Bahia, entre outros.

Além das barracas e de apresentações musicais e de dança que acontecem no palco montado no parque, será possível conhecer um pouco mais sobre a diversidade cultural da cidade nas exposições dentro e fora do Centro de Referência das Culturas Populares Tradicionais.

A indígena Márcia Pires de Lima, 25 anos, ao lado do seus dois filhos, foi uma das expositoras da festa. A moradora de aldeia localizada no bairro Barra Funda, na Capital, participa pela primeira vez da festa. “Trouxe artesanato feito com base em nossa cultura, feito em madeira pela minha família.”

A dona de casa Sabrina Nascimento Sales, 30, aproveitou a ocasião para conhecer a festa ao lado do seu filho. “É a primeira edição que viemos. Tem bastante variedade de artesanatos. Além disso, vamos poder provar comidas de outros países.”

O casal formado pela dona de casa Celice Castro Melo de Campos, 33, e o sonoplasta Christian Roberto Melo de Campos, 35, também aproveitou o sábado para visitar o local com seus três filhos. “Acabamos de chegar, mas a festa parece ser bem interessante, principalmente pelo espaço onde está sendo realizada”, afirma Celice.

Apesar dos elogios, alguns expositores reclamaram da falta de divulgação do evento. “Você passa pela cidade e não vê nenhuma faixa falando sobre a festa. Esperamos que nos próximos dias melhore o movimento”, relatou a comerciante Toshito Matsuha, 63.

Para quem quiser aproveitar, a ação, que é iniciativa da Secretaria de Cultura da cidade, ainda ocorre hoje e amanhã, a partir das 12h, na Avenida Wallace Simonsen, 1.800, bairro Nova Petrópolis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;