Sua Saúde Titulo Sua Saúde
Deficiência de vitamina B6 - Dr. Leo Kahn

Também conhecida como piridoxina, essa vitamina é absorvida no intestino delgado...

Por Leo Kahn
31/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


Também conhecida como piridoxina, essa vitamina é absorvida no intestino delgado e, diferentemente das outras do complexo B, não é totalmente excretada pelos rins, ficando retida principalmente nos músculos.

É muito importante no metabolismo de aminoácidos, necessária no crescimento normal da criança, no metabolismo do triptofano e para sua conversão em niacina. Exerce função essencial no bom funcionamento do sistema nervoso, ajudando a fortalecer o sistema imunológico e também no auxílio da manutenção dos níveis de glicose no sangue.

A B6 age também para a redução do estresse, prevenção das cáries dentárias, redução do nível de colesterol ruim e no funcionamento do cérebro.

A sua deficiência é relativamente rara, no entanto, alguns medicamentos como a isoniazida, diminuem as concentrações plasmáticas da piridoxina. Indivíduos com quadro de alcoolismo e mulheres grávidas com pré-eclâmpsia ou eclâmpsia podem apresentar deficiência dessa vitamina.

Fatores de risco:

- Deficit nutricional;

- Diarreia persistente;

- Doenças genéticas;

- Interação medicamentosa;

- Anticoncepcionais;

- Gastroplastia.

Sinais e Sintomas:

- Pele rachada nos cantos da boca;

- Glossite e estomatite;

- Língua dolorida;

- Fraqueza;

Arritmia cardíaca;

- Insônia e irritabilidade;

- Indigestão;

- Falta de desejo sexual;

- Paranoia;

- Dificuldade para caminhar;

- Dormência e formigamento nas mãos, pernas e pés.

- Lesões seborreicas em torno dos olhos, nariz e boca,

- Convulsões e edema de nervos periféricos;

- Distúrbios do crescimento;

- Anemia.

O diagnóstico é realizado pelo médico através do histórico, do exame físico minucioso e do exame de sangue para determinação da vitamina B6, ou piridoxina e o valor de referência: 8,7 a 27,2 ng/ml.

Saiba mais:

- Geralmente os vegetais e as frutas são fontes pobres da B6, com exceção de alguns produtos que contêm quantidades consideráveis de piridoxina, tais como: os feijões, couve-flor, bananas, passas, abacate, batata, levedo de cerveja, nozes (amendoins, avelãs), pão, leite, milho e cereais de grão integral.

- A vitamina B6 é relativamente estável ao calor, mas decompõe-se por oxidação e luz ultravioleta e por ambientes alcalinos.

- O congelamento de vegetais causa redução de até 25%.

- Já a moagem de cereais gera desperdício elevado, em torno de 90%.

- As perdas por cozedura de alimentos processados podem alcançar 40%.

- O piridoxal e a piridoxamina são principalmente encontradas em: aves, fígado de vaca, porco, vitela, atum, truta, arenque e salmão.

- Pacientes com diabetes mellitus ou diabetes gestacional apresentam melhora na tolerância à glucose quando recebem suplementos de vitamina B6.

- Pessoas portadoras de asma podem sentir menos ataques e de menor gravidade de sibilo, tosse e dificuldades de respiração com o uso dessa vitamina.

- Os sintomas em crianças incluem: anemia, apreensões, diarreia, irritabilidade e nanismo.

- Nas mulheres causa depressão, mudanças de humor, enxaqueca, perda de cabelo, irritabilidade, anemia, perda de apetite e pele seca. Procure seu médico.

* Se você tem dúvidas sobre saúde, envie um e-mail para leo.kahn@uol.com.br ou visite o site www.vivaintegral.com.br 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;