Política Titulo ELEIÇÃO DE 2016
Em São Caetano, PT indica que dois nomes tentam ser candidatos a prefeito

Aconselhado por presidente estadual a segurar postulante próprio, legenda continua indefinida

Por Caio dos Reis
Especial para o Diário
21/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia


O presidente do diretório do PT em São Caetano, Márcio Della Bella, afirmou que existem dois nomes para possível candidatura própria no município: suplente Ricardo Rios (PT) e ex-prefeiturável Jair Meneguelli. Entretanto, o mandatário local não descartou apoio à reeleição do prefeito Paulo Pinheiro (PMDB) e não cravou data para definição.

No sábado, o presidente estadual da legenda, Emidio de Souza, esteve em panfletagem no Calçadão da Oliveira Lima, em Santo André, e disse que é preciso pensar estrategicamente para cada cidade, já que em alguns municípios o PT tem aliados que podem estar melhores posicionados para candidaturas majoritárias. A declaração soou como recado ao diretório são-caetanense.

Segundo Della Bella, Emidio não se dirigiu notadamente a São Caetano ao opinar pela chance de abrir mão de disputas majoritárias. “A declaração englobou tudo, não especificamente São Caetano. Estamos em processo de discussão interna e os nomes do Rios e do Meneguelli estão sendo conversados. Vamos aprofundando essa discussão e não existe data para termos novidades.”

Meneguelli disputou o Palácio da Cerâmica em 2000 e perdeu para Luiz Tortorello (morto em 2004). Em 2003, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu a Presidência, o petista foi nomeado para chefiar o Sesi e, praticamente, rompeu os laços com os companheiros do Grande ABC.

Já Ricardo Rios é suplente da legenda no Legislativo e ano passado passou um mês ocupando a cadeira de Pio Mielo (PT). Ex-presidente do diretório municipal, Rios fracassou na busca por espaço na Câmara em três oportunidades – 2004, 2008 e 2012.

Apesar do momento conturbado na relação PT-PMDB, Della Bella não descartou apoio à reeleição de Paulo Pinheiro. “Não está descartada, mas hoje não existem conversas com o governo para tratar desse ponto”, frisou.

A ampliação da bancada de vereadores é outro projeto para o pleito de 2016. “Estamos montando uma chapa forte de vereadores buscando aumentar o número de parlamentares. Queremos, ao menos, dois ou três nomes do partido na Câmara a partir de 2017.”

O vereador Pio Mielo, que admitiu ser a favor do apoio à reeleição de Pinheiro, disse que Emidio fez “uma análise fria”. “A opinião também foi estratégica de uma pessoa que não vive a realidade do município. É claro que é opinião importante, mas não determinante. Historicamente, o PT sempre lançou candidatos aqui e, apesar do meu posicionamento, acho que em 2016 não vai ser diferente”, disse Pio. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;