Política Titulo São Bernardo
Saída de Jefferson vira problema para Marinho

Prefeito priorizou sua substituição, mas se viu em impasse ao receber recusas de aliados

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
20/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Marina Brandão/DGABC


O plano do prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), de substituir o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jefferson José da Conceição, está sendo repensado, devendo ser adiado por tempo indeterminado.
Diante de recusas de aliados, Marinho foi obrigado a desistir temporariamente da substituição.

O chefe do Executivo pretende trazer gestores com perfis mais políticos no primeiro escalão e a troca de Jefferson se tornou prioritária, para manter o contato com setor do empresariado às vésperas da eleição.

Na mesma condição, foram trocados Cleuza Repulho (PT), na Educação, e Benedito Mariano, na Pasta de Segurança Urbana. Em seus lugares foram alçados o vereador Paulo Dias (PT) e Cícero Ribeiro Silva, respectivamente.

No setor do Desenvolvimento Econômico, o chefe do Executivo ofereceu, primeiramente, a vaga para o vereador Mauro Miaguti (DEM), que recusou. Comenta-se que o argumento utilizado com Marinho seria o pouco tempo que teria para mostrar seu trabalho na Pasta até a eleição: ficaria em torno de oito meses na função até desincompatibilização do cargo meses antes do pleito, conforme prevê legislação eleitoral.

Outra informação dá conta que a recusa de Miaguti se deu pela proximidade com o deputado estadual Orlando Morando (PSDB), que deve concorrer ao Paço. O democrata passou a ser cogitado como favorito à vaga de vice na chapa tucana. O acordo poderia ser selado, em âmbito estadual, costurado com a bênção da executiva paulista, uma vez que o presidente do DEM em São Paulo e secretário de Habitação do Estado, Rodrigo Garcia, já sinalizou por formato antiPT na eleição municipal.

Sem Miaguti, Marinho recorreu ao diretor titular do Ciesp (Centro das Indústrias de São Paulo), de São Bernardo, Hitoshi Hyodo, que também preside o PTB local. As tratativas avançaram inicialmente e o acordo quase foi viabilizado.

Entretanto, Hitoshi, que tem estreita relação com Miaguti, anunciou recusa, também por conta de projeto político. O presidente do PTB no Estado, o deputado estadual Campos Machado, anunciou que o partido estará alinhado ao projeto de candidatura do PPS, que deverá ser representado novamente pelo deputado federal Alex Manente (PPS),

Hitoshi, que não retornou aos contatos do Diário, deve acompanhar empreitada eleitoral de Miaguti. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;