Esportes Titulo Tradição
59º Jogos Regionais começam hoje em São Bernardo

Sem os atletas de alto nível que estão no Pan-Americano de Toronto, 27 cidades iniciam disputas; donos da casa buscam o tricampeonato

Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
15/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Denis Maciel/DGABC


Os holofotes do esporte estão todos voltados para Toronto. Muitos dos principais atletas do Estado estão por lá representando o Brasil no Pan-Americano. Mesmo assim, começam hoje, em São Bernardo, os Jogos Regionais. Sem glamour, mas carregando a tradição de 58 edições já realizadas, o torneio reúne 27 cidades e 5.000 pessoas – entre atletas, comissão técnica e apoio – da Região Metropolitana e Baixada Santista para as disputas de 24 modalidades até o dia 25. A cerimônia de abertura será na sexta-feira.

Grandes atrativos em edições anteriores, atletas do porte dos ginastas Arthur Zanetti, Caio Souza e Lucas Bittencourt, o mesa-tenista Hugo Hoyama ou as jogadoras de basquete Jaqueline e Tássia não estarão presentes justamente por estarem no Pan do Canadá.

As sete cidades do Grande ABC participarão da competição. A maior delegação entre os municípios da região será a da dona da casa. Em buscará do tricampeonato (levantou o troféu em 2013 e 2014), São Bernardo levará 490 atletas, seguida por São Caetano (330), Diadema (260), Ribeirão Pires (240), Santo André e Mauá (224 cada) e Rio Grande da Serra (47).

Inicialmente marcados para acontecer em Mauá – que abriu mão por causa do alto investimento de cerca de R$ 2 milhões –, os Jogos foram transferidos para São Bernardo, que disponibilizará 20 locais de competição. Apenas as provas de natação serão realizadas na vizinha Santo André, no Complexo Pedro Dell’Antonia. “Não poderíamos dar as costas a esse problema que o Estado estava enfrentando (desistência de Mauá) e aceitamos o desafio de organizar com muita dedicação a competição. Participo desde 1986 como atleta, técnico e dirigente, e é grande satisfação receber os Jogos na cidade após quase duas décadas”, destacou o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, José Alexandre Devesa.

Quatro cidades são apontadas favoritas. Além de São Bernardo, disputam o troféu São Caetano, Osasco e Santos. “Estamos levando delegação menor que em outros anos, porém mais competitiva”, afirmou o secretário de Esporte e Turismo são-caetanense, Severo Neto. Já Santo André corre por fora. “A expectativa é fechar entre os cinco primeiros”, comentou o gerente de formação esportiva da Secretaria de Esporte e Lazer de Santo André, Paulo Honório Bastos Gomes.


Contratação de atletas divide opiniões de dirigentes da região


Prática comum, mas que pode estar com os dias contados nos Jogos Regionais, a contratação de atletas por parte de algumas cidades em busca de melhor rendimento divide opinião dos dirigentes esportivos do Grande ABC. Há quem admita que recorra a parcerias para dar oportunidade a competidores, como quem critique a prática que tira a chance de os municípios revelarem talentos.

“Somos a favor de parcerias e fazemos com faculdades, clubes e associações. Mas também damos valor para as pessoas da nossa cidade”, disse o secretário de Esporte e Lazer de Ribeirão Pires, Paulo César Ferreira.

“Os Jogos Regionais perderam o objetivo principal que era o de revelar atletas”, rebateu o gerente de formação esportiva da Secretaria de Esporte e Lazer de Santo André, Paulo Honório Bastos Gomes. “A gente preza a formação e não contratamos. Mas os atletas concordam com essa prática, porque é forma de ganhar algum dinheiro”, afirmou o coordenador de equipes de Diadema, Ronnie Pimentel. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;