Política Titulo Vereador
Executiva estadual do PMDB libera saída do vereador José de Araújo

Conselho de ética apurava conduta do parlamentar, que entrou com ação no TRE

Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
18/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Em encontro segunda-feira, na Capital, a executiva paulista do PMDB, presidida pelo deputado federal Baleia Rossi, decidiu pela liberação do vereador José de Araújo, de Santo André, e descartou requerer a sua cadeira em caso de desfiliação. O parlamentar, que enfrentava comissão de ética na estadual, acusado pela municipal de infidelidade partidária, impetrou, em dezembro, com ação de justa causa no TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) em que pede eventual autorização da Justiça para saída da legenda ao alegar, no documento, perseguição política.

Desde 2013, Araújo estava enquadrado no conselho de ética da esfera estadual. Existe desgaste interno entre integrantes da comissão municipal e o vereador desde o período em que ele apoiou candidato à Prefeitura de Santo André de outra sigla no pleito do ano anterior, embora o PMDB tenha tivesse nome próprio. A sinalização do diretório aponta por aval para que ele se desvincule sem risco de perder o mandato eletivo na Câmara. Em contrapartida, apesar da deliberação, o Ministério Público Eleitoral ou quem tenha interesse jurídico pode formatar o pedido.

Araújo recebeu apenas informalmente comunicado sobre a decisão. Por outro lado, o advogado eleitoral Leandro Petrin, que defende o parlamentar, sustentou que o “processo no TRE encontra-se em fase final” e, por conta desta situação, “aguardará o voto do relator, que será levado, em breve, a julgamento”. “O vereador recebeu a informação com tranquilidade, com a certeza de que manterá o mandato e poderá escolher, sem qualquer tipo de empecilho, o partido pelo qual vai participar da eleição do ano que vem”, disse Petrin.

O caminho de Araújo tende a ser o PSD. Presidente da executiva andreense do PMDB, Nilson Bonome ponderou que a saída vai proporcionar oxigenação. “O Araújo e o Sargento Juliano são pessoas de grande capacidade de angariar votos, tanto que no último pleito tiveram números expressivos (5.303 e 8.551, respectivamente), mas não deixavam o partido crescer, só possibilitando a eleição destes dois vereadores.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;