Economia Titulo
Cinema puxa venda de brinquedos
Luciele Velluto
Do Diário do Grande ABC
08/07/2006 | 08:29
Compartilhar notícia


A cada lançamento de filmes infantis ou que tenha personagens voltados a esse público, os fabricantes de brinquedos dão pulos de alegria. Motivo: a maior parte dos artigos do gênero que chegam às lojas garante boas vendas. Só a Gulliver, de São Caetano, espera faturar R$ 600 mil com personagens ligados a animação infantil Os Sem Floresta, que estreou sexta-feira nos cinemas de todo o país.

A cifra é equivalente a 15% do faturamento previsto para o mês de julho. Os produtos são importados pela empresa e distribuídos em todo o país. “Esperamos um faturamento maior com esses novos produtos ainda mais por ser um período de férias escolares”, afirma Paulo Benzatti, gerente nacional de vendas da fabricante e importadora Gulliver.

Os personagens do novo filme do estúdio DreamWorks estavam chegando as lojas sexta-feira por conta de problemas com a liberação de mercadorias na alfândega – devido à greve da Receita Federal. “Com a greve dos fiscais, demoramos mais de uma semana para conseguir distribuir os produtos. Mas agora já estamos normalizando todos os pedidos”, conta o gerente.

Em uma loja especializada em brinquedos, cerca de 25% dos produtos têm alguma ligação com os protagonistas do cinema, das séries ou desenhos na TV. Para os fabricantes, os lançamentos têm que estar sempre ligados ao que irá acontecer ou está acontecendo na mídia. “O mercado de brinquedos anda muito colado com o que acontece nos cinemas e na TV. O cinema aumentou muito a influência sobre os brinquedos, que antes era dominado pelas séries de TV”, diz Benzatti.

Segundo o gerente nacional de vendas, com o maior número de filmes lançados pelos estúdios anualmente, eles passaram a incentivar o consumo de produtos licenciados. “Procuramos ter sempre produtos com esse gancho. Ajuda bastante a engordar o faturamento e sai da sazonalidade de vendas. Movimenta o mercado o ano inteiro, com bons produtos a cada lançamento cinematográfico ou televisivo”, explica.

No mês passado, a Gulliver levou às lojas os personagens da terceira edição do filme de ficção científica X-Men, baseado nas histórias em quadrinhos que levam o mesmo nome. Para os próximos meses, já há o planejamento para produtos para o terceiro filme do Homem Aranha, que deve estrear só em maio de 2007.

“Homem Aranha é o melhor exemplo que temos. Tivemos o primeiro filme e as vendas dos produtos relacionados foram muito além de nossas expectativas. No segundo filme não se esperava tanto, por ser apenas uma continuação, mas o faturamento foi melhor ainda. Para o próximo, temos previsão muito boa. Atualmente, temos 16 itens do filme no mercado. E são personagens de apelo adulto também, com alguns itens comprados até por colecionadores.”.

A Gulliver tem parcerias com fabricantes de brinquedos de vários países e representa essas marcas no país. Essas parcerias visam trabalhar em paralelo com as TVs e cinemas. Quando os filmes são lançados, ela já tem uma gama de produtos para atender o mercado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;