Fechar
Publicidade

Sábado, 28 de Maio

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Força-tarefa recolhe 70% dos resíduos

Prefeitura montou equipe emergencial para amenizar efeitos da greve dos coletores de lixo


Daniel Tossato
Especial para o Diário

29/03/2015 | 07:00


Devido às consequências da greve dos garis e coletores de lixo, que entra hoje no sétimo dia, a Prefeitura de Santo André organizou força-tarefa para tentar diminuir a quantidade de resíduos espalhados pelas ruas.

Desde a manhã de ontem, o prefeito Carlos Grana (PT) e o secretário de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos, Paulinho Serra, visitaram os ecopontos da cidade para averiguar a situação de cada um desses locais para destinação de lixo. “Com essa ação, conseguimos atingir 70% da capacidade de recolhimento dos resíduos”, disse Grana.

A força-tarefa, que teve status de emergencial, limpou e reabriu as estações Centreville, Ipanema, Antonina, Camilópolis e Carnaúba. A ação contou também com equipes do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) e da Craisa (Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André) e foram mobilizados, ao todo, 51 equipes e 168 funcionários.

“O objetivo é reduzir os efeitos negativos da greve. Escolhemos primeiramente os pontos de coleta que ficam nos bairros, pois é onde os moradores deixam a maioria de seus resíduos”, disse Paulinho. Paralelamente, o Semasa conseguiu colocar 21 caminhões coletores de empresa contratada nas ruas, que foram escoltados por equipes da GCM (Guarda Civil Municipal).

Grana assegurou que os esforços continuarão hoje. Porém, a coleta só deve voltar ao normal quando os trabalhadores da limpeza encerrarem a paralisação. “As negociações ainda então acontecendo e eu respeito o estado de greve, mas há de se cumprir a liminar (que determinou o mínimo de equipes que devem trabalhar)”, disse o prefeito.

Até a 13h30 de ontem, foram recolhidas 325 toneladas de lixo, com a expectativa de que esse número pudesse dobrar até o fim do dia. Normalmente são coletadas por dia cerca de 650 toneladas em toda a cidade. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;