Setecidades Titulo Transportes
Paralisação de ônibus em Santo André prejudica 4.000 usuários do sistema

Ao todo, nove linhas metropolitanas e duas municipais ficaram nove horas sem operação

Por Daniel Macário
Especial para o Diário
22/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Orlando Filho/DGABC


Cerca de 4.000 usuários do transporte público da região foram afetados, na manhã de ontem, por paralisação na operação dos ônibus das empresas Viação São Camilo e Urbana Santo André, em Santo André, responsáveis pela operação de nove linhas metropolitanas e duas municipais, respectivamente. A greve, que terminou às 13h20 de ontem, mobilizou 100% do quadro de funcionários – 400 profissionais, entre motoristas, cobradores e manutenção.

De acordo com o secretário geral do Sintetra (Sindicato dos Rodoviários do Grande ABC), Leandro Mendes da Silva, a paralisação ocorreu após funcionários reivindicarem a regularização do pagamento de salários atrasados, vale-alimentação e convênio médico, além de mudanças quanto à aceitação de atestados médicos de profissionais do sindicato, procedimento que não estava mais sendo validado dentro das empresas. Também foi solicitada manutenção dos coletivos, já que, segundo os trabalhadores, são registradas diariamente cerca de cinco ocorrências de ônibus quebrados. “Essa situação persiste há seis anos. Desta vez a categoria vai brigar pelos seus direitos”, afirmou Silva.

Motorista há 11 anos, Milton Gonçalves, 51 anos, foi um dos funcionários que cruzaram os braços. “Todo mês é sempre a mesma coisa. Chega no dia de receber e eles pedem mais prazo. Isso sem contar as condições de trabalho. Os carros estão em péssimo estado.”

O fechamento das garagens, que impediu a saída dos veículos que operam as linhas 069, 070, 140, 173 e 323 da Viação São Camilo e as linhas 151, 151DV1, 406 e 432 da Empresa Urbana Santo André, além das municipais B-13 e B-19, foi interrompido após as diretorias das empresas negociarem junto ao sindicato o depósito imediato do salário e vale-alimentação atrasados. Os demais itens serão debatidos no dia 28, quando representantes do Sintetra se reunirão com diretores da empresa. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;