Esportes Titulo Amadores
Jogadores do Corinthian-Casuals chegam ao Brasil para aprender
19/01/2015 | 08:00
Compartilhar notícia


Encanador, policial, pedreiro, decorador, professor e vendedor. Assim está escalada parte do time de atletas amadores que chegou neste domingo ao Brasil para enfrentar o Corinthians no próximo sábado, na moderna arena construída para a Copa do Mundo. Será um reencontro do time paulista com o Corinthian-Casuals, clube inglês que inspirou o nascimento do clube alvinegro.

Antes do aguardado reencontro, os visitantes cumprirão uma extensa programação histórica e cultural para compreender a importância do futebol no Brasil e a participação dos ingleses neste processo. O elenco fará visitas ao memorial do Parque São Jorge e ao Museu do Futebol, além de conhecer a sede do Fluminense, no Rio de Janeiro, e o São Paulo Athletic Club, o primeiro clube a se sagrar campeão paulista.

O jogo de sábado será o encerramento da pré-temporada para a equipe de Tite. Para os ingleses, significará o fim de uma pendência que dura desde 1914. Na ocasião, o Corinthian-Casuals estava no Brasil para um confronto contra o xará brasileiro, mas dias antes cancelou a partida ao saber do início da Primeira Guerra Mundial. Muitos dos jogadores da equipe morreram durante o conflito.

"Temos de nos orgulhar dessa história e da nossa ligação com o Corinthians. A nossa estadia vai compensar as longas horas de viagem com uma experiência que vale mais do que qualquer salário, mesmo para amadores como nós", disse o diretor comercial (e atacante nas horas vagas) Chris Watney.

Sediado no subúrbio de Londres, o Corinthian-Casuals disputa a oitava divisão da Inglaterra e com frequência recebe em seu humilde estádio torcedores do clube paulista. Essas visitas já ajudam os jogadores a compreender melhor o fanatismo dos corintianos. "Eu sempre conto para o time o que vivi em 2001, quando visitei São Paulo. Os jogadores não acreditam no quanto fomos bem recebidos", contou Watney.

A visita de 2001 foi o último encontro entre os Corinthians. Um jogo entre os ingleses e uma equipe sub-21 corintiana marcou a data. Até hoje, o jogo mais marcante ocorreu em 1988, entre os ingleses e um time de veteranos do Corinthians. Sócrates atuou pelas duas equipes. Uma foto do craque com a camisa rosa e marrom até hoje é motivo de grande orgulho para os londrinos, mas desde 1913 os clubes não se enfrentam com suas formações principais.

Por isso, os ingleses desembarcaram em São Paulo cheios de ansiedade para mostrar um pouco de seu espírito amador. "Na última temporada, tivemos no mesmo time um policial e um ex-presidiário. Dentro de campo, eles se ajudaram. É esse o espírito do Corinthian-Casuals", comentou o diretor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;