Política Titulo Monitoramento
Câmara abre licitação para adquirir câmeras

Projeto inicial prevê 40 unidades, mas presidente quer trabalhar com 15 pontos e gastar R$ 17 mil

Fabio Martins
Do Diário do Grande ABC
14/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Montagem/DGABC


A Câmara de Santo André, presidida pelo vereador Bispo Ronaldo de Castro (PRB), prepara processo licitatório para compra de câmeras de monitoramento e controle interno da Casa. Em trâmite processual, a proposta, segundo o republicano, visa dar segurança ao local com instalação de sistema de identificação de visitantes e circuito fechado de acesso. O projeto básico em formulação prevê a implantação de média de 40 unidades de proteção, com plano de funcionamento até o fim de abril, três meses de andamento.

Apesar do estudo, Ronaldo disse que quer trabalhar com, no máximo, 15 câmeras. “Avalio que é o suficiente, já daria para fazer o trabalho. Mais de 30 é exagero”, sinalizou. O religioso teve reunião na segunda-feira com equipe técnica responsável pelo projeto. Com a medida e colocação de catracas eletrônicas na entrada, a ideia é que funcionários efetivos sejam cadastrados por digital ou cartão particular e servidores em cargo comissionado identificados por placas do veículo. “Essa parte está em discussão”, relatou.

A proposta resultaria em valor aproximado de R$ 17 mil com gasto de implementação, conforme dados do Legislativo, que indicou que o levantamento vai apontar quantas câmeras serão necessárias para a segurança do prédio. A Casa informou que, após a entrega do plano pactuado, será realizado certame para a contratação de execução do projeto. Junto com dois funcionários de supervisão da Câmara, uma arquiteta da Prefeitura foi designada para constituir comissão de fiscalização.

O procedimento objetivaria também coibir ameaças contra parlamentares. O projeto é antigo, porém nunca teve evolução. Em 2011, por exemplo, o então presidente José de Araújo (PMDB) indicou que implantaria o sistema dentro do período de sua gestão, que finalizou no ano seguinte. À época, o peemedebista sinalizou que a empresa forneceria 30 câmeras, instaladas tanto no piso térreo quanto no andar superior, onde fica o plenário e gabinetes, bem como no estacionamento de automóveis.

Em contrapartida, Ronaldo desconhece ainda quem acompanharia o sistema. “Creio que seriam integrantes da GCM (Guarda Civil Municipal). Não tenho certeza”, disse. A empresa vencedora da licitação ergueria sala com funcionamento 24 horas e cancela eletrônica nas guaritas de entrada do Paço. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;