Setecidades Titulo Educação
UFABC assina convênio de cooperação com o Consórcio

Alunos e professores da universidade irão participar da elaboração de projetos regionais

Natália Fernandjes
do Diário do Grande ABC
13/01/2015 | 07:07
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Foi formalizada ontem parceria entre a UFABC (Universidade Federal do ABC) e o Consórcio Intermunicipal que prevê a participação da instituição de Ensino Superior nos projetos e decisões do órgão. A assinatura do acordo foi feita na manhã de ontem, na primeira assembleia do ano entre os sete prefeitos da região. O TCTC (Termo de Cooperação Técnico-Científico) é um instrumento do Ministério da Educação que permite o apoio universidades na realização de pesquisas para o setor público.

O convênio já tem quatro projetos em andamento: a produção de diagnóstico habitacional regional para dimensionar as necessidades de moradia no Grande ABC, um plano diretor sob a perspectiva de integração metropolitana, um observatório de políticas públicas e um plano regional de redução de riscos, com a elaboração de cartas geotécnicas de aptidão à urbanização para Mauá e Santo André.

“Nós estamos começando por essas quatro, mas não significa que vá se resumir a isso. São as áreas em que já existia dialogo anterior. A lógica é estabelecer isso como uma política e não se restringir à Federal do ABC”, observa o secretário-executivo do Consórcio, Luis Paulo Bresciani. Segundo ele, as demandas seguem as prioridades do PPA (Plano Plurianual Participativo) regional.

A parceria prevê a participação de docentes e estudantes da UFABC nas discussões do colegiado, medida essencial à formação, de acordo com o reitor Klaus Capelle. “Queremos dar aos nossos professores a oportunidade de usar seu conhecimento, suas habilidades e competências para o beneficio da região. E dar aos nossos alunos a oportunidade de participar de projetos reais que os preparam para sua futura vida profissional”, diz.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;