Setecidades Titulo Saúde
Programa de atendimento a gestantes do Hospital Lacan recebe prêmio

Centro de tratamento psiquiátrico acompanha grávidas viciadas

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
06/01/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O Hospital Lacan, de São Bernardo, recebeu prêmio pelo programa de acompanhamento de gestantes usuárias de álcool e outras drogas. O concurso Hospital Best Top Online é promovido por meio de pesquisa anual da Associação Brasileira de Marketing em Saúde.

Segundo o diretor administrativo do Lacan, João Luiz Gama, o programa é realizado desde outubro de 2012 e tem como objetivo prestar assistência às mulheres grávidas em situação de vulnerabilidade social em razão da dependência química. “O trabalho vai desde a admissão, passando por avaliação ginecológica até os exames do pré-natal. Nesse meio tempo, identificamos a família da paciente e procuramos fazer a interação com o intuito de fazer a preparação para a criança que virá”, comenta Gama.

Todo o acompanhamento das gestantes internadas é feito no próprio Lacan. Os exames específicos, como os de imagem, são realizados no hospital estadual Leonor Mendes de Barros, na Zona Leste da Capital. A responsabilidade pelo transporte é das equipes do centro psiquiátrico.

O tratamento é feito sem custos para as pacientes. Isso porque o Lacan possui convênio com o governo do Estado para cessão de 182 leitos para pessoas encaminhadas pela Secretaria da Saúde. Segundo Gama, seis a oito mulheres são atendidas mensalmente pelo programa de acompanhamento às gestantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;