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Blogs na moda
Luciana Bugni
Do Diário do Grande ABC
03/02/2008 | 07:03
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Quer informações de moda? Há algum tempo as grossas e coloridas revistas mensais deixaram de ser a única fonte para o público interessado. E além dos sites especializados no assunto, há pouco mais de um ano é possível contar com uma infinidade de fashion blogs, atualizados com bastante freqüência por seus autores, que rendem notícias fresquinhas e diversidade de assuntos a quem é ávido pelas últimas novidades deste mundinho.

Tudo ganhou força em 2006, quando a jornalista paulista Laura Artigas, do blog Moda para Ler, queria fazer a cobertura para a São Paulo Fashion Week e não conseguiu. “Como alguns blogueiros haviam sido credenciados para a semana de moda de Nova York, ela se uniu com Marisa Toma, do Objetos de Desejo, e tentaram juntas o credenciamento, que aconteceu pela primeira vez”, conta o publicitário Ian Black, que é blogueiro e gerente de conteúdo.

A editora de moda da Vogue, Maria Prata, afirma em seu Prataporter que foi em 2007 que os blogs começaram a fazer a diferença na moda. “Acho muito importante esse novo tipo de veículo, que transforma os jornalistas em donos da própria voz”, afirma a editora, em um texto de dezembro. Ela diz que gosta de ler diariamente os posts amigos porque sabe que não têm filtro e retratam o exato pensamento de seu escritor. “Justamente por isso dão margem a uma infinidade de discussões, recheadas de boas (e verdadeiras) idéias”, completa.

Fútil - Os leitores de um blog de moda não enxergam o assunto como fútil e superficial, mas procuram aprender com ele. A afirmação é da jornalista Ana Helena Miranda, cujo tema da monografia na pós-graduação em Design de Moda foi Fashion Blogs: O Jornalismo de Moda no Século 21. Ela procurou analisar a influência dos blogs como fonte de informação para outros veículos de comunicação e para interessados em geral.

Ana mantém o Fashionistas, graças a Deus! e se pauta por tudo que observa no dia-a-dia, livros e filmes que vê, além de informações coletadas na internet. “Acho que o mais importante é a abordagem. Se cachecol é a última tendência na moda, dá para explicar como ele surgiu, como era usado antigamente, qual a importância dele em certas culturas... Também é bom sempre mostrar essa pluralidade da moda, como ela está presente em praticamente tudo, desde as artes até a economia e a política”, afirma.

Na São Paulo Fashion Week, que aconteceu em janeiro, a marca Clean & Clear fez um projeto para lançar uma nova linha de produtos. Divulgou uma frase senha em alguns dos principais blogs de moda do País com a recomendação de procurar as divulgadoras da marca, que ficavam pelo Parque Ibirapuera. Os dez primeiros que dissessem a senha ganhariam convites para o desfile de Carlota Joakina.

Vocabulário
Atualizar: colocar posts novos com freqüência no site;
Blogosfera: universo dos blogs;
Blogroll: barra de rolagem nas laterais das páginas na internet em que os blogueiros colocam links para os blogs de amigos e endereços preferidos;
Blogueiro: autor de um blog.
Post: texto ou foto colocada num blog. Um blogueiro pode postar várias vezes ao dia.

Blogs

http://www.fashionistasgracasadeus.blogspot.com/
Ana Helena Miranda varia bastante o tema das pautas de seu blog. Depois de assistir outra vez ao desenho da Cinderela, escreveu um post sobre vestidos, por exemplo. Os textos de desfiles exibem fotos que resumem as apresentações. Além de ser apaixonada por moda, o tema da conclusão de sua pós-graduação em Design de Moda foram os blogs sobre o assunto.

http://www.oficinadeestilo.com.br/blog/
Cristina Zanetti e Fernanda Resende mantém o Oficina de Estilo desde fevereiro de 2006. O interessante é que as meninas apresentam o que se vê nas passarelas de um modo didático. Assim, fica mais fácil saber o que vai se usar na próxima estação. As fotos de detalhes dos looks dos desfiles são selecionadas com cuidado e explicadas claramente.

http://www.modaparausar.com/
A jornalista Renata Ruiz coloca as informações de moda com muita propriedade. O interessante é que as tendências não são vistas só por fotos dos eventos fashion, mas por imagens de celebridades internacionais, para ficar bem claro o que está se usando por aí. Na seção Direto da Espanha, Thayza Melo, que faz bijuterias Santa Mistura manda notícias do que se usa em Madri, onde mora.

http://thaislosso.blig.ig.com.br/
Depois de passar alguns meses com um blog na internet, a estilista Thaís Losso foi convidada pelo portal IG a manter uma conta de blog com eles. O destaque de seu espaço na internet são as entrevistas com jornalistas de moda ou estilistas, cheias de informação. Há lugar também para fotos com celebridades do mundo da moda.

http://prataporter.blig.ig.com.br/
A editora de moda da revista Vogue Maria Prata tem o blog pelo site da Vogue RG, mas pode ser acessado pelo endereço www.prataporter.com.br desde dezembro. As atualizações não são diárias, mas bem freqüentes. O visual é limpo, com fotos. O resumo das temporadas internacionais é feito com base no desfile que Maria mais gostou.

http://diadebeaute.wordpress.com/
O blog da jornalista Victoria Ceridonio não é exatamente de moda. Fala de maquiagem e de beleza, dá dicas de produtos testados por ela e conta onde encontrá-los. Os preços também são citados. Os comentários com dúvidas são respondidos pela autora.

Face Hunter
www.facehunter.blogspot.com

Sartorialist
www.thesartorialist.blogspot.com

CobraSnake
www.thecobrasnake.com

FreakStyle
www.freakstyle-freakstyle.blogspot.com

Objetos de Desejo
www.objetosdedesejo.com

Moda pra ler
www.modapraler.blogspot.com




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