Setecidades Titulo Santo André
Sem acordo, Dersa para obra de viaduto no Capuava

Empresa só retoma construção após receber autorização da Prefeitura

Angela Martins
Do Diário do Grande ABC
14/12/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A construção de viaduto de 800 metros de extensão no bairro Capuava, na divisa de Santo André com Mauá, foi paralisada pela Dersa. Reivindicação antiga de moradores, trabalhadores e empresários, o elevado irá transpor a linha férrea e ligar as avenidas Comendador Wolters e dos Estados, além de acabar com um dos maiores entraves para motoristas que usam as vias: a passagem em nível na Estação Capuava. A interrupção nas obras do lado de Santo André foi pedida pela Prefeitura, sob alegação de que o projeto tratado inicialmente teria sido modificado.

Segundo a empresa, não há como dar continuidade às obras sem a liberação da Prefeitura. "Em razão disso, a Dersa continua tentando entendimento com os representantes da municipalidade em busca de solução para a questão." No entanto, nenhuma reunião foi marcada.

A construção do viaduto, que faz parte da ligação da Avenida dos Estados com a Jacu-Pêssego e o Rodoanel, teve início em junho. Mas a novela do projeto já dura 21 anos. Fundamental para desatar o nó viário naquela área, o item visitou constantemente a pauta de reivindicações do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Até mesmo o ministro dos Transportes em 2005, Alfredo Nascimento, prometeu ao prefeito interino de Mauá à época, Diniz Lopes, construir o elevado, que custaria R$ 12 milhões.

O viaduto eliminaria a passagem em nível na Avenida Manuel da Nóbrega, ao lado da estação ferroviária. Nos horários de pico, a travessia pela cancela chega a demorar uma hora. Considerada um dos principais gargalos do trânsito na região, a passagem é estreita, o que causa longos congestionamentos, sobretudo porque aquela região abriga importante polo industrial.

A Prefeitura de Santo André informa que foram analisadas as modificações no projeto e encaminhado parecer técnico com sugestões para melhoria das condições de circulação no complexo viário. A administração municipal, no entanto, não especificou prazo para apresentar as sugestões à Dersa.

BINÁRIO 

Além do elevado, o projeto inclui a construção de binário entre as avenidas Rosa Kasinski e Alberto Soares Sampaio, em Mauá. Atualmente, o motorista que precisa chegar à Avenida dos Estados deve utilizar a congestionada Alberto Soares Sampaio, que é mão dupla. Com as intervenções prontas, cada avenida terá sentido único de circulação e agilizará o tráfego, pois não haverá semáforos. De acordo com a Dersa, as obras do binário seguem normalmente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;