Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 11 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Fotógrafo dá dicas a amadores


Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC

20/08/2009 | 07:00


Profissional do mercado publicitário há quase 20 anos, o fotógrafo Ailton Tenório, de São Caetano, está acostumado a receber demandas específicas de trabalho. "Qualquer foto diferente que faço, guardo para mim", afirma. E foi uma dessas imagens, capturada há quatro anos, que o classificou para a fase estadual do Mapa Cultural Paulista 2009/2010, projeto da Secretaria Estadual de Cultura. Ana Maria Freitas, de Santana do Parnaíba, também foi escolhida.

"Eu estava numa usina de cana-de-açúcar, em Ribeirão Preto, fotografando guindastes. Foi quando vi a cena do operário literalmente escalando sacos de açúcar que pesam mais de 500 kg. Era impressionante, por conta da altura, que devia chegar a uns 12 metros", calcula Tenório. O retrato mostra um cenário monocromático, já que as embalagens e a roupa do escalador eram brancos, em contraponto com a corda vermelha. A foto, batizada Alpinista Profissional, foi escolhida entre outras 15 obras da categoria e integra uma exposição que correrá o Estado. Em novembro, serão divulgados os selecionados para a Mostra Estadual, que será realizada a partir de março.

Ailton Tenório é também professor de fotografia. Dos grupos das aulas que ministrou em São Bernardo e São Caetano surgiu no ano passado o Fotoclube ABCClick, que conta hoje com aproximadamente 40 sócios ativos e é direcionado a amadores.

Hoje, ele ministra palestra com dicas para aposentar o modo automático das câmeras e tirar o máximo proveito do modo digital. A atividade integra a 1ª Semana de Fotografia, no auditório da Estação Jovem (Piso superior Módulo 2 do Terminal Rodoviário Nicolau Delic - Rua Serafim Constantino, Centro. Tel.: 4226-5720), em São Caetano - evento promovido pelo ABCClick. Amanhã, a palestra será com o advogado especialista em direitos autorais Paulo Visani Rossi.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;