Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 11 de Agosto

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

Brasil aciona OMC por ação antidumping dos EUA



20/08/2009 | 07:00


O Brasil apresentou pedido de abertura de um painel no da OMC (Organização Mundial do Comércio) contra as medidas antidumping adotadas pelos Estados Unidos sobre a importação de suco de laranja brasileiro.

Segundo o governo brasileiro, o pedido de painel questiona a utilização da prática conhecida como zeramento em investigação antidumping conduzida pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos sobre o suco de laranja proveniente do Brasil.

Os norte-americanos taxam a bebida importada do Brasil em até 60%, dependendo da empresa fornecedora, acusando-as de dumping, ou seja, venda abaixo do preço de custo com o intuito principal de eliminar a concorrência.

Desde 2006 a tarifa, que era provisória, passou a ser definitiva. O pedido brasileiro tem suporte da Cutrale e da Citrosuco, duas as principais produtoras mundiais de suco, que sofreram as maiores taxações.

A Louis Dreyfus Commodities, também taxada, e a Citrovita, cujo suco entra sem a taxação nos Estados Unidos, não participaram do pedido do Itamaraty.

O Itamaraty alega que o uso do zeramento "infla artificialmente as margens de dumping e constitui prática condenada pelo órgão de Solução de Controvérsias da OMC em diversas oportunidades".



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;