Cultura & Lazer Titulo Cinema
Ressuscitando ideias

Tim Burton abusa de referências, recicla seu passado e
põe a mão na massa para trazer às telas 'Frankenweenie'

Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
02/11/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Comédia, ação, terror e fantasia têm espaço na animação feita em stop motion (técnica que utiliza o registro fotográfico de diferentes planos de um objeto inanimado para simular seu movimento), gravada inteira em 3D e em preto e branco. Parodiando o clássico 'Frankenstein', Burton retorna à ideia de um curta-metragem de 1984 - o que na ocasião o fez ser demitido da Disney por gastar dinheiro em trama sombria ‘que não teria apelo para crianças'.

O garoto Victor é o protagonista do longa. Depois de perder seu cachorro em um atropelamento, ele decide recorrer à ciência para trazer o bicho de volta à vida, inspirado por um professor que ensina como movimentos podem ser estimulados por meio da eletricidade. Só que ele volta meio Frankestein, cheio de remendos e parafusos. Primeiramente, Victor tenta esconder o resultado dos outros, mas o cão foge e a cidade inteira fica aterrorizada com a criatura.

O subúrbio em que a trama se passa é muito parecido com os outros já criados pelo cineasta. Nele desfilam personagens histriônicos e outros introvertidos. Com a confusão criada pela ressuscitação de Sparky, todos ficam loucos, as crianças começam a desenterrar seus bichos mortos para ver se conseguem lhe devolver à vida.

Não são poucas as referências de outras obras que Burton apresenta em 'Frankenweenie'. E ainda há um lance autobiográfico. Victor, logo no início do enredo, exibe aos pais uma produção sua registrada em Super 8 (formato cinematográfico com filme de oito milímetros), na qual o seu gosto por coisas esquisitas e por Sparky se sobressaem. O animal, revelou o cineasta, é inspirado em um cachorro da sua infância.

Rzykruski, o professor de ciências de Victor, é inspirado no ator Vincent Price, que estrelou 'O Abominável Dr. Phibes'. O garoto que tenta ser amigo do introvertido protagonista é a fuça do 'Concunda de Notre Dame'. A cadelinha que engata um romance com Sparky não foge da homenagem e ganha pelo igual ao cabelo da mocinha de 'A Noiva de Frankenstein'. Até os kaijus, termo que designa as criaturas esquisitas dos filmes japoneses, ganham representação na obra.

As vozes dos personagens são dubladas na versão original pelos atores Winona Ryder, Martin Landau, Catherine O'Hara e Martin Short. Charlie Tahan interpreta a voz do protagonista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;