Turismo Titulo Interior
Energia renovada em Águas de Lindoia

Cidade é alternativa para quem quer fugir do burburinho na praia e curtir o clima ameno da serra

Isadora Almeida
26/12/2013 | 07:25
Compartilhar notícia
Divulgação


A estação mais quente do ano faz o litoral brasileiro encher de gente e, muitas vezes, o que era para ser uma viagem relaxante acaba em dores de cabeça. Por isso, uma maneira de sair da muvuca é visitar a serra, onde a temperatura é amena e o burburinho, menor. Uma dessas localidades é Águas de Lindóia, cidade que pertence ao Circuito das Águas Paulista localizada a 158 quilômetros de São Paulo. Além de ser um lugar sossegado, o município permite cuidar do corpo e da mente em piscinas de água mineral, com banhos e massagens relaxantes, disponíveis no Balneário Municipal.
Águas de Lindóia é privilegiada pela natureza: possui o maior lençol freático de água mineral do País e possui uma história antiga, que lhe rendeu o título de ‘terra das águas quentes’ no século 18, quando tropeiros que cruzavam a região em busca de ouro passavam mais tempo ali para relaxar nas águas que brotavam da terra a uma temperatura de 28ºC. Além de agradáveis, as fontes ficaram conhecidas pelo poder de cura, porque os ferimentos dos cavalos cicatrizavam mais rápido lá do que em qualquer outro lugar que percorriam. Tanto que, atualmente, a cidade é chamada de Capital Termal do Brasil e internacionalmente conhecida pelas propriedades medicinais de suas águas, próprias para tratamentos de hidroterapia e para turistas que buscam repouso e lazer.
O caráter radioativo das fontes foi comprovado pela cientista polonesa Madame Marie Curie, ganhadora dos prêmios Nobel de Física e Química, apresentando propriedades digestivas, diuréticas e estimulantes que colaboram para a prevenção e o tratamento de cálculos renais, ácido úrico, eczemas, cefaleias, artrites, reumatismos e problemas circulatórios, além de serem um excelente tônico para o rejuvenescimento da pele.
Para atender não só a idosos como também a jovens e adultos, o balneário implantou recentemente serviços de spa. No total, são mais de 40 opções, que vão desde banhos de argila até aromaterapia e drenagem linfática, disponíveis de terça a domingo, das 7h30 às 12h30 (banhos e massagens) e das 8h às 17h (piscinas, jardins e fontes internas).

PONTOS TURÍSTICOS
O pacato município conta com pontos turísticos interessantes. A começar pela Praça Adhemar de Barros, projetada por Roberto Burle Marx e considerada cartão-postal da cidade. De lá, saem passeios de trenzinho, charrete e pedalinho. À noite, vale presenciar a fonte sonora e luminosa, atração especial que torna o ambiente acolhedor.
A Igreja Nossa Senhora das Graças também vale uma visita. Criada em 1967, é considerada o marco zero e igreja matriz de Águas de Lindóia, tombada como patrimônio histórico municipal. Já o Morro Pelado é o ponto mais alto da cidade. Situado a quatro quilômetros do centro, possui altitude de 1.400 metros e faz divisa com Monte Sião (Minas Gerais).
Para quem curte uma boa história e uma boa cachaça, o Engenho do Barreiro é o local ideal. Já quem busca o contato com animais, vale visitar o Sítio Monte Alegre e a Fazenda Morro Pelado. No primeiro, é possível realizar um passeio e avistar avestruzes e javalis em uma aventura mata adentro. Depois, os visitantes conferem o local de fabricação de delícias caseiras, disponíveis para venda, como doces, queijos e iogurtes. O sítio oferece café colonial aos sábados e feriados, a partir das 15h, com agendamento prévio, e almoço aos sábados e domingos, a partir do 12h.
A Fazenda Morro Pelado está localizada a seis quilômetros do centro, no alto do Morro Pelado, e proporciona a prática de atividades rurais, como tirar leite da vaca; dar de mamar a cabras, bezerros e carneiros; e se divertir com tirolesa aquática e pesca esportiva. Também é possível alugar cavalos para passeios na região.
Para quem busca aventura, as melhores alternativas são os roteiros de quadriciclo no Sítio 7 Quedas Adventure e as trilhas de jipe, com duração de aproximadamente duas horas, que partem da Praça Adhemar de Barros, oferecidas pela Jeep Trilha & Cia Ecoturismo.
O Thermas Water Park é outra opção para aproveitar a água nesse verão. São 2 milhões de litros de água cristalina, cinco toboáguas, escorregadores e correntes para se divertir com bóias, além de playground, chalés mobiliados e áreas para pesca esportiva e caminhadas ecológicas.

COPA

Águas de Lindóia foi um dos locais escolhidos para ser subsede na Copa do Mundo de 2014 devido à localização estratégica, já que fica a cerca de 160 quilômetros de São Paulo e 500 de Belo Horizonte, duas grandes sedes do evento. Segundo Antônio Henrique Corsi, diretor municipal de Esportes e Recreação, a seleção ainda não foi definida, mas a escolha está prevista para o dia 5. Mais de 10 times já visitaram o Centro de Treinamento, como Japão, Alemanha, Rússia, Bélgica, Costa Rica, Portugal e Honduras.
De acordo com a Fifa (Federação Internacional de Futebol), o centro serve como base de uma seleção durante a Copa e é gerenciado pelo próprio time, sem interferência da entidade ou do comitê organizador local. Cada Centro de Treinamento tem um campo e um hotel oficial. Foi definido em Águas de Lindóia o Oscar Inn Resort, empreendimento construído com influência internacional para receber equipes de futebol.
O curioso é que o proprietário nada mais é que José Oscar Bernardi, ex-jogador e treinador que vestiu a camisa da Seleção Canarinho em três Copas do Mundo e instruiu clubes no Japão e na Arábia Saudita. Para Corsi, Águas de Lindóia tem grandes chances de ser escolhida porque “é uma das poucas cidades que possui a estrutura já pronta”.

TOSCANA BRASILEIRA
Além das fontes de água e dos passeios por propriedades rurais, a estância hidromineral de Águas de Lindóia dispõe de excelente infraestrutura hoteleira. Com cerca de 30 hotéis e pousadas com capacidade para 8.000 hóspedes ao dia, a cidade apresenta o segundo maior número de leitos do Estado de São Paulo, perdendo apenas para a Capital. Portanto, alternativas de hospedagem não faltam. Basta definir o tipo de acomodação que mais lhe agrada.
Entre as ofertas de luxo, destaque para o Villa di Mantova Resort Hotel Benessere & Eventi, autointitulado o primeiro resort benessere do Brasil, ou seja, que explora o mesmo conceito de bem-estar de hotéis italianos com o objetivo de proporcionar sensações de conforto, quietude, alegria e satisfação. Inspirado nessa filosofia, o estabelecimento traz o contato direto com a natureza em cerca de 1 milhão de metros quadrados. É a Toscana brasileira em pleno interior de São Paulo.
Os resorts benessere da Europa foram criados para quem deseja uma viagem repleta de sabores e sensações. E o Villa Di Mantova, instalado em meio à Serra da Mantiqueira, explora bem essa proposta, com paisagens bucólicas, gastronomia de acento mediterrâneo, terapias à base de água mineral e atividades de lazer para relaxar ou agitar o dia.
Para janeiro, o hotel reservou uma programação especial. Durante todo o mês serão realizadas gincanas, atividades lúdicas e muitas brincadeiras para hóspedes de todas as idades. O destaque são as atividades que envolvem toda a magia do escotismo, tendo a natureza como principal cenário para as atrações.
O programa Scout Day (‘Eu Escoteiro’) tem como propósito levar às crianças o senso de companheirismo, respeito e disciplina através de brincadeiras lúdicas que fazem parte do dia a dia de um escoteiro. A lista conta com a Abertura do Dia do Escoteiro, Trilha Ecológica, Batalha Di Mantova, Tarde na Fazenda, Lamparada e Fogo do Conselho. São brincadeiras e oficinas para construção de catapultas, pipas, estilingues e bússolas, além de ensinamentos sobre como montar uma barraca, entre outras lições destinadas exclusivamente a crianças de 7 a 12 anos.
Com uma equipe de recreação capacitada e pronta para a diversão, serão desenvolvidas atividades no espaço Quintal das Crianças. Uma delas é a Fazenda di Mantova. Lá, podem ser encontrados cavalos e lago com pedalinhos, além de pesca esportiva, ordenha e café na fazenda. Outras atividades também se destacam, como arvorismo, a Batalha di Mantova, um tabuleiro de xadrez gigante, o circuito de ciclismo, cavalgadas, paredão de escalada, gincanas, hidroginástica e atividades esportivas.
A diária para casal custa a partir de R$ 738, com pensão completa, em apartamento Rifúgio Giardino ou Buona Brezza. Também há promoções, exclusivas para janeiro, que permitem ficar cinco noites pagando quatro diárias e acomodar crianças de até 7 anos gratuitamente no apartamento dos pais.

A repórter viajou a convite do Villa di Mantova Resort Hotel Benessere & Eventi
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;