Márcio Bernardes Titulo
Racismo

A Fifa está realizando nesta semana reunião cujo tema é a segurança durante a Copa do Mundo da África do Sul. Delegações, autoridades...

Especial para o Diário
05/03/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


A Fifa está realizando nesta semana reunião cujo tema é a segurança durante a Copa do Mundo da África do Sul. Delegações, autoridades, árbitros, jornalistas e torcedores vão merecer proteção especial.

Até aí tudo bem, porque esses grandes eventos internacionais recebem mesmo esses cuidados das autoridades. Isso é fácil de ser executado desde que os segmentos que devem ser protegidos estejam agrupados. Mas como se exigirá isso de jornalistas, cada qual com seu interesse e necessidade particular de trabalho?

A outra dúvida é como os turistas espalhados pelas cidades vão ser protegidos. Porque serão milhares de pessoas passeando por todo país, tornando-se alvo fácil da criminalidade, que como se sabe é muita alta.

Chefes de polícia da África do Sul e dos outros 31 times participantes, Interpol, FBI, Scotland Yard e até o Mossad, vão colaborar no planejamento e estrutura de segurança na África durante o Mundial.

PROBLEMAS, MUITOS PROBLEMAS...

Joseph Blatter está calado por conveniência. Mas seu secretário-geral, Jerome Valcke declarou nesta semana que a Fifa está preocupada. O Soccer City, sede da final da Copa do Mundo, ainda não está pronto e não se sabe exatamente quando isso acontecerá. O que se tem certeza é que por causa da falta de tempo, poucos testes serão feitos e muito se improvisará.

Os centros de treinamento também não ficaram prontos. E o Gautrain, sistema de trens que liga Johannesburgo à Pretória tem previsão de entrega para a primeira semana do Mundial. Isso se não acontecer nenhum imprevisto.

A venda dos ingressos está bem abaixo da expectativa. Várias promoções internas foram feitas e a previsão é de que muitos estádios não estarão lotados em jogos da competição.

Diferente da imprensa comprometida, que acusa de ser preconceituoso quem critica a situação atual da África do Sul e não acredita no cumprimento do cronograma de obras, já alertamos várias vezes que o momento é de incerteza e preocupação.

Vamos continuar rezando.

E O PALMEIRAS, HEIN?!

Parece que as duas equipes do Grande ABC resolveram transformar o Verdão em vítima especial. Já aconteceu a goleada do São Caetano que derrubou Muricy Ramalho e agora foi a vez do Santo André aplicar uma traulitada em pleno Estádio Palestra Itália. Agora só falta o São Bernardo (rsrsrs).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;