Política Titulo
Eleitores de Sto.André podem tirar título ‘on-line’
Por Do Diário do Grande ABC
25/09/2003 | 22:16
Compartilhar notícia


Santo André emitiu nesta quinta-feira o primeiro título eleitoral on-line do município. Com o novo sistema, quem antes esperava 90 dias para ter o documento em mãos agora o recebe em até três minutos.

“Até ontem (quarta-feira), para tirar o título o eleitor preenchia um cadastro que era enviado e processado em São Paulo. Depois era transmitido para Brasília e só chegava aqui em cerca de três meses”, explicou a chefe da zona eleitoral 156, Marli Rediglo. O novo sistema está ligado diretamente a Brasília e imprime o documento na hora.

Esse serviço é conhecido como título on-line por utilizar uma conexão direta. O interessado deve comparecer ao cartório para preencher a ficha. Nada pode ser feito pela internet, como muitos podem pensar devido ao termo “on-line”.

Das nove zonas eleitorais de Santo André, três contam com o serviço desde nesta quinta-feira: 156, 262 e 263. A partir da próxima quarta feira, serão incluídas as zonas 306, 307 e 264. As outras três devem implantar o sistema em 9 de outubro.

No Grande ABC, Mauá foi a primeira cidade a contar com o serviço, que está funcionando há quase um mês. São Bernardo, São Caetano e Diadema também já têm o sistema. Em Rio Grande da Serra, não há cartório eleitoral. Os moradores do município preenchem a ficha no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), que a encaminha para Ribeirão Pires. Em Ribeirão, o título on-line pode ser tirado a partir desta sexta-feira.

Pioneiro – O estudante Ricieri Perozzi, de 17 anos, foi o primeiro morador de Santo André a utilizar o sistema e receber o título on-line. Ele afirmou que não estava sabendo da novidade até chegar ao cartório da Vila Bastos para preencher o cadastro.

“Entrei aqui (no cartório) achando que teria de esperar mais 90 dias para vir buscar meu título. Me receberam com festa. O serviço informatizado e essa nova tecnologia são ótimos porque assim quem precisa do título economiza tempo”, afirmou o estudante.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;