Palavra do Leitor Titulo
Ajuste no mercado automotivo

As férias coletivas de dez dias anunciadas pela Mercedes-Benz...

Por Dgabc
05/04/2012 | 00:00
Compartilhar notícia


Artigo

As férias coletivas de dez dias anunciadas pela Mercedes-Benz representam o início de um ciclo de turbulências no mercado automotivo ou o setor está entrando em uma fase de estabilização entre oferta e demanda?

Para muitos analistas de mercado, o anúncio foi encarado como um forte indício de que a economia brasileira está esfriando. Porém, em setembro a Fiat fez parada de dez dias para adequar os estoques à demanda. Em agosto, tinha sido a General Motors. Por isso, prefiro acreditar que esses movimentos são pontuais e normais. O mercado fica em alerta já que a indústria automobilística representa 6,5% do PIB (Produto Interno Bruto) e emprega 1,5 milhão de pessoas, mas já era esperado que, em algum momento, se iniciasse um ciclo de acomodação da demanda.

Se analisarmos os dados da pesquisa O Observador Brasil 2011, produzida pela Cetelem/Ipsos, vemos que 2,7 milhões de brasileiros ascenderam à classe C no último ano. Essa classe já representa 54% da população brasileira: 103 milhões de pessoas. Segundo o Sincodiv (Sindicato Intermunicipal dos Concessionários e Distribuidores de Veículos), a classe C troca de carro a cada 3,5 anos ou quando a quilometragem chega em 40 mil a 50 mil. É um mercado potencial a ser explorado e que cresce ano a ano.

Acredito que a tendência para os próximos meses deve ser de estabilização por alguns motivos: a) a classe C aumentou e está mais robusta; b) a entrada de novos players no mercado brasileiro - JAC Motors e Chery - trouxe opções mais baratas e aumentou a concorrência, o que deve impulsionar promoções com preços baixos e com bônus e opcionais; c) o crescimento da classe C pode levar ao aquecimento do mercado de usados; d) o setor deve continuar se desenvolvendo melhor do que os países europeus porque o brasileiro é otimista em relação à economia; e) a flexibilização do crédito ainda deve surtir efeitos nos financiamentos.

Considerando essas variáveis, o cenário é positivo e deve repercutir no consumidor, que poderá aproveitar mais promoções e ofertas. Se não fosse assim, a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) teria confirmado aumento de 4,5% nos emplacamentos para 2012?

Cleber Kouyomdjian é economista e diretor comercial da Arval Brasil.

PALAVRA DO LEITOR

Agradecimento

Nós, moradores de São Bernardo, região dos jardins Chácara Inglesa e Maria Adelaide, agradecemos a este Diário pela atenção nos dada sobre vazamento há mais de um ano na Rua Romeu Mantovani, onde a Sabesp e Prefeitura não entravam em acordo para saber os responsáveis em sanar o problema. Após reportagens deste jornal a Prefeitura tomou a frente da situação e solucionou o problema. Temos na Prefeitura muitos responsáveis por departamentos e equipes que são os famosos come-dorme, que ficam empurrando as ocorrências para diversas áreas sem resolver de imediato. Mas felizmente encontramos profissionais que querem trabalhar dignamente, como é o caso do senhor Marquinhos do setor SU2.

Eduardo Santana, São Bernardo

Resposta resposta à carta do leitor Wilson Leda (Água, dia 30), a Sabesp esclarece que a primeira faixa de consumo para todos os clientes correspondente à conta mínima mensal de 10 m³, que possibilita o consumo de até 10 mil litros de água, é fixada com o propósito de estabelecer condições econômico-financeiras para manter a infraestrutura de atendimento, a operação e a manutenção básica dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. O sistema tarifário da Sabesp é regulamentado pelo Decreto Estadual nº 41.446/96 e pela Arsesp. Portanto, a empresa não tem autonomia para desviar-se do descrito neste instrumento legal.

Sabesp

Copa e copo

Acreditem se quiser! Foi liberada a venda de bebida alcoólica nos jogos da Copa do Mundo de 2014. Notemos que nas Copas realizadas em países de primeiro mundo a venda da bebida alcoólica dentro dos estádios tinha vedação legitimada e sem discussões. Como sabemos que se trata de evento que mexe com a paixão e com seus excessos, imaginemos como será a permanência e a saída dos torcedores contentes ou não com os resultados. E isso sabendo que num expressivo percentual de ocorrências policiais, as grandes fatalidades e desgraças promovidas pelo excesso de álcool são fatos históricos. E o pior é saber que aqueles que mereciam sim chute no traseiro por optar pela aprovação dessa sádica, irracional, hipócrita, cúmplice e semicriminal medida não estavam bêbados!

Cecél Garcia, Santo André

Salários

O senador Ciro Miranda tem pena daquele que é obrigado a viver com R$ 19 mil líquidos, entretanto ele esqueceu que somando verba indenizatória e todos os recursos de suporte esse valor chega a R$ 170 mil por mês. Nobre senador, tenha pena daqueles que conseguem sobreviver com um salário-mínimo e que são maioria em nosso País, talvez tenham até lhe concedido o voto. O que dói é o deboche, se o senhor não vive de salário de parlamentar, pois ser senador não é profissão, com certeza a Nação agradeceria e aplaudiria de pé se deixasse o cargo e fosse cuidar de suas outras atividades e, assim sendo, também deixaria de jogar palavras ao vento.

Neire Maria Soares de Oliveira, São Bernardo

Adutora

A população de Mauá paga mais uma vez o preço pelo loteamento político dos cargos. Vamos ver quem o superintendente da Sama vai culpar pelo rompimento da adutora. Senhor Diniz, seja humilde e peça demissão do cargo.

Antônio Marcos Costa, Mauá 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;