Setecidades Titulo
‘Adote uma praça’ vai sair do papel em Santo André
Leandro Calixto
Do Diário do Grande ABC
09/11/2005 | 08:22
Compartilhar notícia


A espera foi longa. Mais de cinco anos de gaveta, mas finalmente o projeto Adote uma Praça vai ser concretizado em Santo André. A partir de quarta-feira, a Prefeitura começa a analisar as propostas de empresas interessadas em assumir a manutenção e limpeza das praças da cidade. No dia 20 de outubro, foi publicado edital de chamamento e, até terça-feira, a administração havia recebido 15 propostas de adoção. "Em uma semana, responderemos. Esperamos que a partir do próximo mês, algumas de nossas praças estejam adotadas", prevê o diretor do Depav (Departamento de Parques e Áreas Verdes), Ricardo Kondratovich.

Santo André tem mais de 300 praças. Só com a limpeza, a Prefeitura tem um custo de cerca de R$ 200 mil por mês. As empresas que quiserem reformar as áreas terão que apresentar um projeto para a Prefeitura, que será analisado. "Em princípio, o projeto é só para manutenção e limpeza", ratifica o diretor do Depav. Em troca do apoio, as empresas poderão instalar na praça adotada placa publicitária anunciando que aquele espaço é mantido pela marca.

O projeto Adote uma Praça começou a nascer na cidade exatamente no dia 18 de junho de 1998, por meio da lei municipal de número 7.671. Mas só foi regulamentado no dia 13 de março de 2000. Em 21 de junho deste ano, o Diário publicou ampla reportagem mostrando que as praças de todo Grande ABC estavam abandonadas pelo poder público. "Poderíamos ter desenvolvido este projeto antes. Mas faltava um pouco de conhecimento de como realizá-lo. Principalmente na questão burocrática. Agora, finalmente iremos colocá-lo em prática", declarou o diretor do Depav.

Para Kondratovich, das 300 praças da cidade, cem deveriam ser adotadas. O restante, o diretor do Depav acredita que o poder público tem como fazer a manutenção. "Esperamos a médio prazo que um terço dos espaços sejam adotados. O importante é que também exista o interesse por parte dos empresários da cidade e da população, que se mobilizou para o projeto crescer", afirmou o diretor, lembrando que 24 praças de Santo André já estão disponíveis para adoção.

Comerciantes e usuários das praças do município aprovam a iniciativa da Prefeitura. Para o proprietário da lanchonete Meio Natural, Fernando Parizotte, 42 anos, este projeto é uma antiga reivindicação dos comerciantes e moradores da praça Kennedy, no Jardim Bela Vista. "Nossa praça está bastante abandonada. Agora, esperamos que ela seja revitalizada. Isso vai valorizar toda a região", imagina.

Dirce Bernadine, 69 anos, que tem uma banca de jornal no largo Três de Maio, espera que a empresa que adote a área realmente leve o projeto a sério. "Não adianta adotar e depois abandonar. Tem de ter uma continuação", diz. A faxineira Eliene Evangelista, 39, que trabalha próximo à praça Chile, no Parque das Nações, diz que o local atualmente está abandonado. "Mas a população também tem de ter consciência. Não adianta limpar e depois as pessoas jogarem lixo no chão", ensina.

A cidade de Mogi das Cruzes, localizada no Alto do Tietê, é um dos grandes exemplos bem-sucedidos no projeto Adote uma Praça em todo o Estado de São Paulo. Mais de 80 das 160 praças na cidade foram adotadas pela iniciativa privada.

Adote uma Praça – As empresas interessadas em participar do projeto podem se inscrever até quarta-feira no Departamento de Parques e Áreas Verdes, localizada na rua Igarapava, 250, bairro Valparaíso. Informações: 4436.6218.

Praças disponíveis para adoção

Assis Valente (rua Fernando Prestes), Vila Assunção

Ives Ota (avenida Pereira Barreto), bairro Paraíso

Quatorze Bis (rua Aluísio de Azevedo), Vila Homero Thon

Kennedy (avenida Lino Jardim), Bela Visa

Largo Três de Maio (avenida Dom Pedro I), Vila Pires

Largo Treze de Maio (rua Cruzeiro do Sul), Vila Pires

Contador Lívio Xella (rua Agenor de Camargo), Vila Assunção

Chile (avenida Brasil), Parque das Nações

Alan Kardec (rua Tuiuti), Jardim Bela Vista

Constante Rocco (rua Monte Casseros), Centro

Doutor Adhemar de Barros (rua Coronel Alfredo Flaquer), Centro

Presidente Vargas (avenida João Ramalho), Vila Assunção

News Seler, Diário do Grande ABC (avenida Antônio Cardoso), Bangu

Engenheiro Roldão dos Santos Pereira (avenida Gilda), Vila Gilda

Reverendo Milton Ferreira Ribeiro (avenida Antônio Cardoso), Parque das Nações

Galdinho Ramos (avenida Industrial), bairro Jardim

Canteiro Central (avenida Presidente Artur Costa e Silva), bairro Capuava

Canteiro Central (avenida Giovanni Batista Pirelli), bairro Homero Thon

Canteiro Central (avenida Industrial), bairro Jardim

Queirós dos Santos (avenida Queirós dos Santos), bairro Casa Branca

Guaratinguetá (rua Guaratinguetá), Jardim Alzira Franco

Lauro Müller (rua Lauro Müller), Vila Palmares

Entorno do Viaduto Luiz Meira (avenida Prestes Maia), bairro Príncipe de Gales

Praça Queirós (avenida Firestone), bairro Casa Branca




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;