Nacional Titulo
PF combate evasão de divisas organizado por bancos suíços
Por Do Diário OnLine
Com Agência Brasil
06/11/2007 | 13:39
Compartilhar notícia


Cerca de 280 policiais federais foram mobilizados para cumprir, nesta terça-feira, 20 mandados de prisão e 44 ordens de busca e apreensão, com o objetivo de desarticular esquema organizado por instituições financeiras suíças dedicadas à prática de crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Autorizada pela Justiça após um ano e meio de investigações, a Operação Kaspar 2 ocorre nos Estados de São Paulo, Bahia e Amazonas. Os mandados de prisão e de apreensão foram expedidos pela 6a Vara Criminal da Justiça Federal em São Paulo, especializada em crimes financeiros.

Segundo o comunicado da Polícia Federal, trata-se de um “esquema criminoso em que bancos abriam contas numeradas e codificadas para as quais clientes brasileiros enviavam dinheiro sem origem utilizando-se da intermediação de doleiros".

De acordo com a Polícia Federal, as contas numeradas dificultam a identificação de seus titulares pelas autoridades brasileiras. Alguns envolvidos no esquema, utilizavam-se dos doleiros para o pagamento de fornecedores no exterior, em muitos casos, em razão do subfaturamento de importações.

As ordens de prisão são temporárias, válidas por cinco dias. Os investigados responderão pelos crimes de gestão fraudulenta, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, formação de quadrilha e funcionamento de instituição financeira sem autorização do Banco Central. Somadas, as penas para esses crimes poderão chegar a 40 anos de prisão.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;