Esportes Titulo
Copa Davis começou como brincadeira
Do Diário do Grande ABC
09/02/2001 | 00:47
Compartilhar notícia


Tudo começou com um desafio entre os norte-americanos Dwight Davis, Malcolm Whitman e Holcome Ward e os ingleses Herbert Barret, Ernest Black e Arthur Gorem, campeões do mundo, no Longwood Criket Club, em Boston, Estados Unidos, em 1900. Desde então, o confronto entre seleções ganhou notoriedade e se tornou o mais tradicional torneio do tênis mundial.

O nome Copa Davis é uma homenagem a Dwight Davis, mentor da idéia para o duelo entre Estados Unidos e Inglaterra. Essa disputa foi vencida pelos norte-americanos.

Em 1902, os ingleses foram a Nova York em busca da revanche, mas só conseguiram vencer os rivais em 1903, em Boston. Nos quatro anos seguintes, a competição foi disputada em Wimbledon, na Inglaterra, e outros países europeus como França, Bélgica e Áustria entraram na competição. Mais tarde, em 1915, Austrália, África do Sul, Alemanha e Canadá também se inscreveram na Davis. Em 1923, o torneio teve 13 países inscritos.

Em 1980, a Federação Internacional de Tênis mudou o sistema de disputa, entrando em vigor no ano seguinte o Grupo Mundial, com a participação de 16 países. A competição continuou crescendo e, em 1989, foi criado o classificatório para o Grupo Mundial.

Rodada – Além de Brasil e Marrocos, mais 14 seleções participam da primeira rodada da Copa Davis. A Espanha, atual campeã, será protagonista de um dos principais confrontos. Os espanhóis enfrentam a Holanda, em Amsterdã, e jogam em uma quadra rápida e coberta, situação bem diferente da do ano passado, quando chegaram ao título atuando em quadras de saibro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;