Setecidades Titulo Instituto Butantan
Após aprovação da Anvisa, Coronavac já é aplicada em crianças

São Bernardo ampliou ontem mesmo a imunização com as doses do Butantan; meta é proteger todo público-alvo antes do retorno das aulas

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
21/01/2022 | 08:12
Compartilhar notícia
Marcelo Politarchis/DGABC


Três horas depois de a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorizar o uso da Coronavac na faixa etária dos 6 a 17 anos, o imunizante já era aplicado em crianças no Grande ABC. São Bernardo recebeu lote com 50 mil frações do fármacoproduzido em parceria entre o Butantan e o laboratório chinês Sinovac eampliou a campanha, começando por Davi Lucas Marques, 9 anos, que foi a primeira criança a receber o imunizante. O município da região foi o primeiro do Estado a avançar na vacinação depois de ato simbólico iniciado pelo governador João Doria (PSDB), que pouco antes acompanhou a proteção de Caetano de Jesus Martins Moreira, 9, na EE (Escola Estadual) Brigadeiro Faria Lima, em Perdizes, na Capital.

A pressa em começar a vacinação tem uma razão. São Bernardo, assim como todas as outras cidades do Estado, corre para garantir ao menos a primeira dose ao público acima de 5 anos antes do retorno presencial das aulas. Ontem, o governo do Estado divulgou calendário no qual promete iniciar o esquema vacinal em todos moradores com 9 anos ou mais até 30 de janeiro e nas crianças de 5 a 8 anos até 10 de fevereiro ­ as aulas na rede pública da região voltam dia 7 de fevereiro.

"Nosso empenho é vacinar, e vamos vacinar. Estou afirmando a vocês, os pais que quiserem, não vou entrar em polêmica, mas vamos vacinar com a primeira dose todas (as crianças) antes do retorno das aulas. Agora, o pai que não quiser se vacinar nósrespeitamos", declarou o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSBD), ao acompanhar o início da vacinação com a Coronavac na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Vila Rosa, na cidade. O município tinha a expectativa de aplicar 1.000 nesta faixa etária ontem, e garante que tem condição de proteger 45 mil crianças no fim de semana.

"Vamos vai abrir as 22 UBSs exclusivamente para vacinar crianças entre 6 e 11 anos. Teremos grande mutirão de vacinação da Coronavac no fim de semana. As UBSs vão funcionar das 8h às 17h", afirmou Morando. Para garantir a dose é necessário agendar no www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus.

A campanha deve acelerar nos próximos dias em São Paulo porque, ao contrário do imunizante da Pfizer, que é importado, a Coronavac estava estocada no Butantan e a logística de distribuição será a mesma dos outros imunizantes produzidos pelo instituto, como os da gripe. João Doria disse ontem que tem 8 milhões de doses da Coronavac que serão enviadas aos 645 municípios paulistas. Outras 7 milhões serão oferecidas a Estadose prefeiturasque tiverem interesse no imunizante.

LIBERADO

A Anvisa aprovou por unanimidade a Coronavac em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que não sejam imunocomprometidos, ou seja, que não apresentam problemas que afetam o sistema imunológico. Apresentação técnica da agência demonstrou a segurança e efetividade da aplicação de duas dosesda vacina, com intervalo de 28 dias, na população pediátrica. A fórmula utilizada é exatamente a mesma usada nos adultos.

O Butantan pedia a aprovação da Coronavac para a faixa etária de 3 a 17 anos. A análise técnica da Anvisa, no entanto, considerou que os dados apresentados até agora são robustos só para a faixa de 6 a 17 anos. 

Cinco cidades estedem hoje a vacinação

Cinco das sete cidades do Grande ABC ampliam hoje a vacinação de crianças contra a Covid com doses da Coronavac, as exceções são Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, que seguem imunizando apenas público com 11 anos com comorbidades. As prefeituras pedem aos pais para fazer o cadastro no site www.vacinaja.sp. gov.br e levar os documentos pessoais da criança, inclusive o CPF, que é obrigatório.

Em Santo André, já está aberto o agendamento para crianças de 6 a 11 anos no site psa.santoandre.br/vacinacovid, que indicará data, local e horário da vacinação. A dose está disponível em sete pontos localizados em diversas regiões da cidade: Reabilita, Sabina, Cesa Parque Erasmo, Cesa Vila Palmares, Cesa Humaitá, Cesa Cata Preta e Cesa Santo Alberto.

São Bernardo vai imunizar a partir de hoje crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades. Os moradores de 5 anos vão receber o imunizante da Pfizer, que é o único autorizado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para a idade. Os demais podem receber tanto a Coronavac como a Pfizer. Na cidade também é necessário fazer o agendamento no www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus ou no aplicativo SBC na Palma da Mão.

Outra cidade que inicia hoje a faixa etára dos 6 aos 11 anos é São Caetano, que também exige o agendamento prévio no site portais.saocaetanodosul.sp.gov.br/sesaudagendamentos.

Em Diadema a vacina está garantida a partir de hoje para quem tem 9 anos ou mais. As doses estarão disponíveis nas 20 UBSs (Unidades Básicas da Saúde), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. A mesma faixa etária será atendida a partir de hoje em Mauá, que vai aplicar os imunizantes nas 23 UBSs, de segunda a sextafeira, das 9h às 16h ­ Magini, Zaíra 2 e Flórida imunizam até as 20h. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;