Memória Titulo Memória
Um presente cinquentenário. Santo André inaugura a sede da Caixa de Pensões. A homenagem a 13 servidores
Por Ademir Medici
28/10/2021 | 05:45
Compartilhar notícia


No dia 28 de outubro comemora-se o Dia do Funcionário Público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, quando da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.
As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto número 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.
Fonte: blog Brasil Escola.

O edifício de 12 andares da antiga Caixa de Pensões permanece como sede do agora Instituto de Previdência de Santo André. De fato e de direito, uma conquista do funcionalismo.

A Caixa de Pensões foi criada em 1939, 49 anos depois da instalação do município de São Bernardo (hoje Santo André), ocorrida em 1890.

Muitos dos personagens que participaram da inauguração da sede da Caixa de Pensões já partiram. Em 1971, eram 3.000 associados.

Ao edifício foi dado o nome do presidente da Caixa de Pensões, José Oswaldo Caroni, reeleito pela quarta vez em 1968 e que faleceu em 1970, quando o prédio era erigido.

O nome de Caroni ao edifício foi sugerido pelo seu sucessor, Luiz Geraldo Martins.

A placa original com o nome de José Oswaldo Caroni desapareceu com o tempo e foi substituída por uma nova quando o já Instituto de Previdência completou 75 anos, em 2014. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;