Internacional Titulo
Refugiados libaneses deixam Israel
Por Do Diário do Grande ABC
22/09/2000 | 10:43
Compartilhar notícia


Cerca de 60 libaneses, refugiados em Israel desde que as tropas de Jerusalém desocuparam o Sul do Líbano em maio passado, cruzaram nesra sexta a fronteira, retornando a seu país.

Formado, na maioria por mulheres e crianças, o grupo chegou de ônibus ao povoado de Rosh Hanikra, no Noroeste de Israel, onde embarcou em veículos das Naçoes Unidas, seguindo até a cidade de Naqoura. Os refugiados foram entregues a funcionários do serviço de inteligência libanês.

Cerca de seis mil libaneses, boa parte deles membros ou colaboradores do Exército do Sul do Líbano, que esteve aliado a Israel, buscaram abrigo no Estado Judeu, logo que este país se retirou da área de segurança da fronteira.

Foram 18 anos de ocupaçao sob pretexto de proteger a populaçao da regiao de ataques terroristas. Neste caso, se decidirem voltar ao Líbano, serao submetidos a uma corte militar. Mais de mil pessoas já foram condenadas a penas de até 15 anos desde junho, quando tiveram início os julgamentos de suspeitos de colaboraçao com os israelenses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;