Fechar
Publicidade

Sexta-Feira, 3 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Crianças andam na terra para irem à escola em S.Bernardo

André Henriques/ DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Ponto final dos ônibus fica em rotatória que é asfaltada, na Rua da Educação, na Vila São Pedro


Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC

19/08/2021 | 04:54


Rua da Educação, Vila São Pedro, em São Bernardo. O nome sugestiona que a Prefeitura cuidaria bem da via, mas não é bem isso que acontece. Parte da rua, principalmente no trecho que pertence ao Grotão, núcleo precário dentro do bairro, sequer há asfalto e muitas crianças têm que encarar o pó e a lama para se locomover, principalmente no caminho para ir e voltar da escola.

As vans e os ônibus escolares têm o ponto final em uma rotatória, no fim do trecho asfaltado. Dali em diante as crianças e seus familiares precisam caminhar em torno de 15 minutos até chegar em suas casas. Em dias de chuva a situação fica ainda pior em razão da lama.

“Quando chove a rua fica toda cheia de lama, os veículos não passam e as crianças não conseguem chegar até o ponto para pegar o veículo escolar”, lamentou Rodolpho Aparecido, uma das lideranças de moradores do Grotão.

Aparecido relata que, durante o período eleitoral, tanto o prefeito da cidade, Orlando Morando (PSDB), como o vice-prefeito e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima (PSD), e até o vereador e primo do vice Danilo Lima (PSDB) estiveram no local e indicaram soluções. “Eles vieram aqui, prometeram diversas melhorias para a gente e até agora nada. Prefeito, vice-prefeito e o vereador disseram que iam colocar asfalto e nunca mais retornaram”, explicou Aparecido, sem esconder a decepção com a atitude.

Além da falta de asfalto, outra reclamação dos moradores do Grotão é sobre o ponto de ônibus, o único mais próximo do núcleo, que foi retirado pela Prefeitura após uma obra no local. A parada fica na rotatória onde os ônibus escolares e vans manobram para pegar as crianças para levá-las às escolas. Depois que o ponto foi retirado pela administração, os moradores colocaram um tronco no chão para que os estudantes e outros moradores do local utilizassem como descanso no aguardo do transporte coletivo. Quase um ano depois, a Prefeitura instalou o ponto, mas sem a cobertura, assim os moradores da região têm de esperar os ônibus debaixo de Sol ou de chuva.

A equipe de reportagem visitou a área, permaneceu no local por uma hora e meia e testemunhou as vans escolares deixando as crianças na rotatória, última parte da Rua da Educação que tem pavimento. “Eles (Prefeitura) retiraram o ponto ainda no ano passado e não colocaram mais. Nós que colocamos um tronco de árvore que fazia as vezes de parada de ônibus. Agora colocaram o ponto, mas sem a cobertura”, esbravejou Aparecido.

Por meio de nota, a Prefeitura de São Bernardo informou que o núcleo Grotão passa por pacote de melhorias. A administração alega que o projeto inclui recapeamento asfáltico, colocação de guias e sarjetas e construção de muro de contenção. “Sobre a Rua da Educação, a administração destaca que foram realizados serviços de pavimentação, que foram concluídos em março”. Além disso, a administração municipal declarou que a cobertura do ponto de ônibus está sendo recolocada.  



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;