Setecidades Titulo Sustentabilidade
Árvores solares são instaladas no campus da UFABC, em São Bernardo

Equipamentos capturam a energia solar e convertem em energia elétrica, podendo servir como fonte de carregamento via USB

Por Matheus Silva Moreira
Especial para o Diário
18/08/2021 | 15:31
Compartilhar notícia
Divulgação


A Enel Distribuição São Paulo instalou duas árvores solares, nessa quarta-feira (18), no campus da UFABC (Universidade Federal do ABC), no município de São Bernardo. Trata-se de um equipamento com design semelhante a uma planta natural e que, por meio de filmes fotovoltaicos em suas “folhas”, capturam a energia solar e convertem em energia elétrica, podendo servir como fonte de carregamento via USB para celulares e tablets.

A estrutura possui dimensões que lembram uma árvore: cerca de 3 metros de altura e pouco mais de 4 metros de largura. Os equipamentos contam com capacidade para realizar uma geração independente e sustentável de energia, e possuem cinco saídas USB para uso das pessoas que frequentam o campus.

Além das duas árvores solares na UFABC, a Enel tem planos de instalar estes equipamentos em parques estaduais, em parceria com o Governo de São Paulo. O projeto das árvores solares é uma iniciativa de sustentabilidade voltada ao uso inteligente e eficiente da energia elétrica, alinhada aos compromissos assumidos pela companhia com a Agenda 2030 das Nações Unidas e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente com o ODS 7 – Energia Limpa e Acessível e também com o ODS 9 – Inovação de Infraestrutura.

A instalação das duas árvores solares está sendo financiada com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;