Esportes Titulo
Times do Mundial usam estrutura dos melhores hotéis
Do Diário do Grande ABC
03/01/2000 | 09:34
Compartilhar notícia


A chegada de Joseph Blatter ao Rio foi discreta. Nada de declaraçoes ou tapete vermelho. Mas o tapete persa da suíte presidencial reservada para o presidente da Fifa, no quartel-general montado pela organizaçao do Mundial de Clubes, no Hotel Sheraton, passou por um processo de limpeza especial com aspirador de pó e, depois disso, ninguém entrou no quarto. Tudo para nao deixar marcas de sapatos no tapete. Um pequeno detalhe que, provavelmente, ele nem notou.

Blatter tem outros privilégios, que só autoridades políticas têm no hotel cinco estrelas. Quando o presidente da Fifa for usar o elevador, o sistema será bloqueado. Operado manualmente, nao haverá paradas em outros andares. Só no térreo. Ou, se ele quiser, no segundo andar do hotel, onde Blatter tem uma sala.

No mesmo andar, todo ocupado pela Fifa, há mais 27 quartos transformados em escritórios divididos em departamentos como arbitragem, doping, finanças, transporte e acomodaçao. Dois saloes, com vídeo conferência, foram reformados especialmente para a Fifa.

Os clubes nao podem ficar hospedados no mesmo hotel da Fifa, tanto que o Necaxa, se mudou para o Intercontinental, domingo, depois de passar alguns dias no Sheraton. No hotel de Sao Conrado, as 38 pessoas da delegaçao mexicana estao em quartos distribuídos em dois andares. A alimentaçao dos jogadores está sendo preparada pelo hotel, sob a supervisao do médico da equipe. Mas nada que se compare com a estrutura do 'vizinho`` e primeiro adversário, o Manchester United. O time inglês ocupa 31 quartos, sendo que dois deles estao sendo transformados em cozinha e sala de musculaçao. O andar onde está o Manchester é cercado por um serviço de segurança. O isolamento foi uma das principais razoes da hospedagem do time no Intercontinental. Com a típica simpatia inglesa, o time pretendia evitar o assédio da torcida e da imprensa.

O risco de os dois times se encontrarem no lobby do hotel, na próxima quarta-feira, quando se enfrentarao no primeiro jogo do Grupo B, está sendo resolvido pela Fifa, que colocará os ônibus que levarao os times para o Maracana em horários diferentes.

Já o time australiano do South Melbourne vai ficar concentrado na Praia de Copacabana, a preferida de dez entre dez turistas. Dois andares do Meridien estao sendo ocupados pelos jogadores e comissao técnica e há quartos reservados para o trabalho dos massagistas. Os dirigentes ocupam suítes com linha telefônica particular e fax. O hotel seria dividido entre o South Melbourne e o Vasco da Gama, mas domingo, o Vasco acabou indo para a tradicional concentraçao, o Othon Palace. Como a única delegaçao hospedada no Meridien, o South Melbourne vai utilizar o salao de refeiçoes exclusivo que seria dividido com o outro time. No menu, preparado pelo hotel com a ajuda de uma nutricionista, saladas, massas, legumes e carnes grelhadas. Nada de bebidas alcoólicas, uma restriçao da Fifa aos hotéis que estao hospedando os times.

A comunicaçao do time com os serviços do hotel nao precisa passar pela recepçao e pelos ramais da mesa operadora. Dois rádios do tipo walk-talk estao à disposiçao da comissao. Do outro lado, dois funcionários de plantao atendem os pedidos dos australianos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;