Cultura & Lazer Titulo
Olhares refugiados
Por Ana Carolina Rodrigues
Do Diário do Grande ABC
19/06/2006 | 08:59
Compartilhar notícia


A maioria deles deixa seus países de origem por motivos políticos, raciais, religiosos ou obrigados por uma ainda insistente violação dos direitos humanos. Da mesma forma que são distintas as razões que os levam a procurar abrigo em outros países, os refugiados que vêm ao Brasil são de diferentes lugares, como Colômbia, Camarões, Etiópia, Peru, Cuba, Guiné-Bissau, Costa do Marfim, Somália e Congo. Em comum, buscam lugar seguro para viver, alguma proteção e condições dignas de sobrevivência.

E é em homenagem a estas pessoas que encaram o desafio de começar do zero num lugar distante de sua cultura que amanhã é celebrado o Dia Mundial do Refugiado, data que serve de mote para a exposição Expressões do Refúgio, com abertura programada para a noite de hoje no Sesc Carmo, em São Paulo.

A mostra fotográfica conta com 50 imagens coloridas captadas por refugiados e solicitantes de refúgio atendidos pela unidade do Sesc. Atualmente, o Brasil abriga mais de 3.500 refugiados, só em São Paulo vivem mais de 1.600 pessoas nestas condições.

Sob a orientação do fotógrafo Thales Trigo, os participantes da coletiva percorreram a cidade de São Paulo durante 30 dias para produzir as fotografias. Revelam uma ruptura estética que flerta diretamente com a ingenuidade artística de cada refugiado.

Entre as imagens, o que chama a atenção é que o trabalho, muito mais referencial do que conceitual, revela um olhar carregado de sentimento e esperança capaz de transformar lugares bem conhecidos como o Parque do Ibirapuera, Avenida Paulista e Praça da Sé em registros únicos e aparentemente inéditos. É como se o olhar dos refugiados fosse além da visão comum e enxergasse em paisagens corriqueiras ao habitante local uma saída e solução para todas as angústias que eles trazem consigo.

Sesc – Desde 1995 atendendo refugiados, o Sesc Carmo promove cursos básicos de português para as pessoas nestas condições, além de oferecer alimentação de qualidade a baixo custo. Há ainda atividades culturais e recreativas e acesso a internet a pessoas que representam 67 países.

Outra iniciativa do Sesc São Paulo, ao lado da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, é a publicação Orientações para Refugiados Reconhecidos pelo Governo Brasileiro, manual para refugiados no Brasil. Lançado em 2002, este guia pode ser acessado e impresso gratuitamente no site do Sesc São Paulo.

A programação em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado inclui palestras que abordarão temas como cidadania e inclusão para os refugiados. Amanhã, às 20h, no Sesc Carmo, ocorre um destes encontros, o Abrigando o Refúgio. Há espaço também para mesas de debates, apresentação do coral Dos Quatro Cantos do Mundo, oficinas de artesanato e de informática.

Expressões do Refúgio – Exposição de fotos. No Sesc Carmo – r. do Carmo, 147. Tel.: 3105-9121. De 2ª a 6ª, das 9h às 19h. Entrada franca. Até dia 12/7. Abertura às 19h. Site: www.sescsp.org.br




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;