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Bloqueio a telemarketing pode aprimorar setor
Por Michele Loureiro
Do Diário do Grande ABC
11/04/2009 | 07:01
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Thiago Benedetti/DGABC


Ao contrário do que se pode imaginar, o cadastro para bloqueio do recebimento de ligações de telemarketing não causa necessariamente demissões no setor de call center. Segundo especialistas, a medida pode estimular a capacitação de atendentes e a melhoria no atendimento.

Disponível desde o dia 27 de março, cerca de 100 mil pessoas já se inscreveram no Não Perturbe, disponível no site da Fundação Procon de São Paulo. No total, aproximadamente 200 mil linhas estão com acesso limitado.

As chamadas ‘do not call list' ainda podem trazer dor de cabeça, tanto para as empresas de telemarketing, que têm de se adaptar à nova lei, quanto para os consumidores, que correm o risco de tomar atitudes precipitadas solicitando o serviço.

"É complicado afirmar que esta lei pode diminuir a oferta de empregos no setor", afirmou Raquel de Oliveira, sócia da Comportamento e Atitude, especializada na capacitação e profissionalização de pessoas na área de telemarketing.

Poucos sabem que o serviço de bloqueio a ligações indesejadas é oferecido em países como Estados Unidos há seis anos e em alguns mercados emergentes para call center, como a Índia, há dois anos. A empresária destacou que nesses países os bloqueios ao telemarketing não prejudicaram o mercado, nem dispensaram millhares de trabalhadores.

Segundo a sócia Christine Vlek, "essa sem dúvida é uma oportunidade de fortalecer o setor, desenvolver o teleconsultor como uma atividade profissionalizada, proporcionando ao consumidor um contato de qualidade, com atitudes de prontidão e empreendedoras como requer o decreto".

Adesão - Para o diretor-executivo da Fundação Procon-SP, Roberto Pfeiffer, tamanha quantidade de cadastros revela que o consumidor paulista estava carente de uma iniciativa como esta. "É uma ação importante, que protege o consumidor e estimula as empresas",

O registro de bloqueio vale para números de telefones fixos e móveis, do Estado de São Paulo, que estiverem no nome do solicitante.

Ainda segundo o Procon, o bloqueio começa a valer após 30 dias da inscrição do telefone e o usuário só pode receber ligações de entidades filantrópicas - que estão excluídas da lei - e empresas que tenham sua autorização por escrito.




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