Setecidades Titulo Memória
A difusão da história de Diadema

Há cinco anos Memória acompanhou a reforma, verdadeira restauração, da sede do Centro de Memória de Diadema, uma residência particular construída no início da década de 1930. Graças ao empenho dos servidores municipais, o trabalho pela construção da Memória de Diadema teve continuidade

Por Ademir Medici
21/09/2020 | 07:00
Compartilhar notícia


A arquiteta Maria Luísa Gagliardi, a Loli, divide conosco banners com a síntese de pesquisas da história da cidade, que começamos a divulgar.
Segue o primeiro banner, do Parque da Fonte, hoje oficialmente denominado Pouso dos Jesuítas. E uma lembrança de cinco anos, o ‘ontem e o hoje’ focalizando a sede do Centro de Memória de Diadema.

Diário há meio século

Domingo, 20 de setembro de 1970 – ano 13, edição 1339

Santo André – A cidade ganha hoje (20-9-1970) o Teatro Scasa, à Rua Coronel Alfredo Flaquer, 377. Será encenada a peça O Barbeiro de Sevilha, de Beaumarchais, pelo grupo Teatro da Cidade.
São Bernardo – A Rua 1 do Jardim Gagliardi passou a denominar-se Oscarito, em homenagem ao falecido ator do cinema nacional. Decreto é assinado pelo prefeito Aldino Pinotti.
Educação – Empossada a primeira diretoria do Diretório Acadêmico da Faculdade de Medicina de Santo André. Na presidência, Alberto Sérgio C. Pierro.


Em 21 de setembro de...

1930 – Queda de barreira na Serra do Mar interrompe o trânsito de automóveis entre São Bernardo e Santos.
1985 – Time principal do Corinthians Paulista joga em Mauá e perde pela primeira vez do Santo André: 1 a 0, gol de Márcio Fernandes.
2000 – Inaugurada a Estação Tamanduateí do Metrô, na Vila Carioca, próxima a São Caetano.
2005 – Inaugurado o primeiro restaurante popular de Diadema.


Hoje

- Dia da Árvore
- Dia do Fazendeiro
- Dia Nacional de Luta dos Portadores de Deficiência
- Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Alzheimer
- Dia Internacional da Paz das Nações Unidas
 

Santos do Dia

- Ifigênia
- Maura de Troyes


MATEUS. Apóstolo. Foi o primeiro dos evangelistas. Pregou na Palestina e na Etiópia. Autor da tela: Caravaggio; ano 1602
 

Municípios Paulistas

- Celebram aniversários em 21 de setembro: Guariba (1917) e Pedrinhas Paulista (1991).
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;