Internacional Titulo
Ministro britânico de Defesa depõe no caso Kelly
Da AFP
27/08/2003 | 15:18
Compartilhar notícia


O secretário da Defesa britânico, Geoff Hoon, disse nesta quarta-feira, no julgamento que apura o suposto suicídio do especialista em armas David Kelly, que o cientista apoiava a política do governo para o Iraque.

Kelly foi identificado como fonte de uma reportagem da BBC que questionava o relatório inglês sobre o programa de armas do Iraque. O documento foi a justificativa inglesa para apoiar os Estados Unidos na guerra no Iraque.

Hoon é o mais alto funcionário que já se apresentou nas audiências. Ele afirmou que em uma conversa casual com Kelly na cafeteria do Departamento de Defesa, o cientista lhe disse que apoiava a iniciativa do governo para desarmar o Iraque. Até então, os dois não se conheciam.

O secretário ainda acrescentou que o departamento de Defesa está de acordo com as informações do relatório e que os dados da inteligência britânica sobre armas iraquianas eram confiáveis.

Os depoimentos já prestados mostraram que escolher a tática para revelar ao público o nome de David Kelly foi da responsabilidade do ministério da Defesa. Hutton negou categoricamente ter contribuído para divulgar a identidade do especialista, e afirmou que sua preocupação foi justamente proteger o cientista.

Ao chegar ao palácio de justiça, Geoff Hoon foi recebido por um pequeno grupo de manifestantes contra a guerra, contidos pela polícia com a ajuda de barreiras de metal.

Nesta quinta-feira o primeiro-ministro Tony Blair irá depor perante a comissão investigadora.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;