Internacional Titulo
EUA podem aceitar força da ONU no Iraque
Da AFP
27/08/2003 | 14:08
Compartilhar notícia


Os Estados Unidos poderão aceitar que a ONU lidere uma força internacional no Iraque, desde que comandada por um americano, informou o secretário de Estado adjunto, Richard Armitage, nesta quarta-feira.

Diplomatas das Nações Unidas analisam essa e outras propostas, enquanto os Estados Unidos tentam aumentar a participação da ONU na força que atua no Iraque ampliando o mandato das Nações Unidas para a estabilização e reconstrução do Iraque, disse Armitage.

"Uma idéia é a força internacional sob a liderança das Nações Unidas, mas com os americanos no comando", declarou Armitage na terça-feira. "Esta é uma idéia que estamos analisando, enquanto os outros começam a falar de uma ampliação para a tomada de decisões”.

Armitage se negou a divulgar detalhes da proposta, anunciada num momento em que os planos dos Estados Unidos de aprovar uma nova resolução sobre o Iraque encontra forte resistência entre os integrantes do Conselho de Segurança da ONU que não apoiaram a guerra.

"Ainda não terminamos nossas deliberações a respeito; temos um caminho a percorrer", afirmou o subscretário. "Não acredito que divulgar nossas idéias publicamente nos ajude neste momento", acrescentou.

Washington afirmou diversas vezes que não está disposto a ceder o comando e o controle da força de estabilização no Iraque, postura que provocou a oposição dos membros do Conselho de Segurança.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;