Memória Titulo Coluna
Espaço industrial colorido

Depois de permanecer por mais de meio século no Grande ABC, as duas antigas unidades Brasilit entre São Caetano e Santo André deixam marcas visíveis de um passado de muita atividade

Ademir Medici
22/06/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Ontem o engenheiro e pesquisador Aldo Gomes da Costa Filho nos mostrou uma vista aérea de 1958 do conjunto Brasilit em Vila Prosperidade.

Imagem em preto e branco. Hoje, uma foto colorida tirada em 2019, mais de 60 anos depois.

Meticuloso, engenheiro Aldo descreve o espaço, acrescentando na imagem informações de um tempo em que a região respirava o poderio industrial.

Balões para a história

Texto: Aldo Gomes da Costa Filho

A Brasilit dividia-se em duas, uma em Santo André e outra em São Caetano, com a Avenida Prosperidade servindo como divisa.

Na fábrica em Santo André funcionava a produção de tubos e conexões em PVC. Ali também estavam a administração da Brasilit e o restaurante. Hoje a área é alugada para Leilões Freitas, propriedade da família Denadai.

A fábrica de São Caetano produzia, principalmente, tubos de cimento amianto ou fibrocimento. Também produzia telhas. 

Neste local não tenho certeza da delimitação correta. Lembro da frente e da fábrica de tubos.

Fui muitas vezes fazer inspeção de materiais, e era engraçado: no aniversário de Santo André ou São Caetano, não importando se 8 de abril ou 28 de julho, as duas fábricas deixavam de funcionar, pois o restaurante e a administração ficavam em Santo André.

Toda a área, entre a linha do trem e o Rio Tamanduateí somente passou a pertencer a São Caetano após plebiscito realizado em 1963 (1º de dezembro).

O eixo divisório antigo era formado pela Avenida Prosperidade e pelas ruas Felipe Camarão e do Ouro, mais a ponte.

BALÃO À ESQUERDA

Aponta a Brasilit produtora de amianto ou fibrocimento: no local eram fabricados, principalmente, tubos e telhas.

BALÃO À DIREITA

Aponta a Brasilit produtora de PVC: na área funcionavam o restaurante e a administração da companhia.

PRODUÇÃO

Com o tempo, o mercado não mais assimilou tubos de amianto, tanto para a condução de água como para esgoto. Em Santo André tínhamos muitas redes de água em amianto. E temos muitas de esgoto também.

Em 22 de junho de...

1920 – Crime em Paranapiacaba: um desconhecido esfaqueia o carpinteiro português Joaquim de Sá, 40 anos, no interior da residência da vítima. Caso foi atendido pelo subdelegado Benedicto do Amaral. Joaquim foi atendido pelo Dr. Azambuja Neves e removido ao hospital de misericórdia, em São Paulo. 

Do noticiário da UP: Roma, 20. Continua a greve dos trabalhadores das linhas suburbanas de carris (estradas de ferro secundárias de todo o país): são 80 mil grevistas.

1940 – Kunio Honma desembarca em Santos. Foi o fundador do foto Tokio, em Santo André, em sociedade com o irmão.

1960 – Desde fevereiro uma pinguela, de construção tosca, substitui a ponte sobre o Ribeirão Pires, desmontada pela Prefeitura para reforma. Uma senhora caiu no riacho, pois a passagem não oferece nenhuma segurança. Populares atenderam a mulher, que sofreu ferimentos leves.

1975 – Vigilantes da Guarda Municipal de Santo André, num total de 160, passam a fiscalizar os focos de poluição industrial e de ônibus.

Hoje

Dia do Aeroviário

Dia Nacional do Empresário Gráfico

Dia do Orquidófilo

Santos do Dia

João Fisher

Tomás Moro

PAULINO DE NOLA. Bispo. Autor de correspondência epistolar, poemas nupciais e poemas de consolação (Bordéus, Gália, 355 – Sicilia, Itália, 431)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;