Cultura & Lazer Titulo
Tintim: custo compromete trilogia
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
31/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Uma das figuras mais populares dos quadrinhos, o repórter Tintim pode deixar as páginas dos livros para invadir as salas de cinema. O projeto de uma trilogia, que envolve a dupla Steven Spielberg e Peter Jackson, no entanto, ainda depende da boa vontade de patrocinadores para se concretizar.

Fatores como a baixa popularidade do personagem nos Estados Unidos e o valor de R$ 135 milhões para o primeiro filme têm assustado os investidores, levando em conta o fato de que produções utilizando o mesmo processo não foram grandes sucessos de público, casos de O Expresso Polar (2004) e A Lenda de Beowulf (2007).

Spielberg dirige o primeiro longa, que já está em andamento, e Peter Jackson o produz. A idéia é que Jackson assuma a direção do segundo, com Spielberg na produção. Ainda não se tem informações sobre os envolvidos no terceiro filme.

A primeira adaptação é The Adventures of Tintim: Secret of The Unicorn, ainda sem nome definido no Brasil. A história é baseada na HQ O Segredo do Licorne, no qual Tintim presenteia seu amigo Capitão Haddock com a réplica de um navio pertencente ao Cavaleiro de Hadoque, antepassado do Capitão. Ele revela que o tal navio, o Licorne, naufragou durante a briga com o pirata Rackham, o Terrível, e levou para o fundo do mar um grande tesouro. Em mãos de um dos três pedaços de um mapa com o paradeiro da embarcação, a dupla inicia uma aventura atrás do restante do desenho e da valiosa carga.

A publicação O Tesouro de Rackham, o Terrível, continuação da história, também faz parte do roteiro do filme escrito por Steven Moffat.

Segundo artigo publicado no jornal norte-americano Los Angeles Times, a produção está programada para chegar às telas em 2011 e conta com o ator Jamie Bell, conhecido por seu trabalho em Billy Eliott (2000), no papel de Tintim e com Andy Serkis, famoso por dar vida aos movimentos de Gollum (O Senhor dos Anéis) e do gorila King Kong, na pele do Capitão Haddock. O "James Bond" Daniel Craig interpreta Rackham, o Terrível.

O longa não será um filme convencional. A criação do belga Hérge (1907-1983) chega aos cinemas por meio da alta tecnologia de captura de movimentos. Foram 32 dias de filmagens em que os atores tiveram de dar vida aos personagens dos quadrinhos utilizando roupas especiais, que fazem com que seus movimentos e expressões faciais sejam gravados em computadores. As informações registradas em Los Angeles serão enviadas para os estúdios WETA Digital, na Nova Zelândia, onde um longo processo de 18 meses irá recriar digitalmente o universo de Tintim. Agora, o produtor Jackson, dono da empresa responsável pelos efeitos especiais, assume o comando do filme e Spielberg apenas supervisiona as atividades.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;