Cultura & Lazer Titulo
Beijo gay: Globo esconde; MTV mostra
Por Dojival Filho
Do Diário do Grande ABC
09/11/2005 | 08:39
Compartilhar notícia


Se os gays ainda não podem expressar sua sexualidade no horário nobre da TV Globo, como ficou comprovado na sexta-feira passada (dia 4), quando a emissora vetou o beijo entre os personagens Júnior (Bruno Gagliasso) e Zeca (Erom Cordeiro) no último capítulo da novela América, eles podem encontrar seus príncipes encantados na MTV. E sem a menor sombra de culpa. De olho na polêmica causada pela censura da Vênus Platinada, que motivou a ira de grupos homossexuais, reunidos em protesto terça-feira, em Brasília, a emissora antecipou a exibição do programa Beija Sapo Gay Meninos.

Inicialmente marcado para o próximo dia 23, o programa irá ao ar nesta quarta-feira, às 22h, com a apresentação de Daniela Cicarelli. Na atração, três sapos, Alexandre, 21 anos; Maicon, 22; e Júlio César, 19, tentam conquistar o príncipe Rodrigo.

De acordo com o diretor geral de Programação da MTV, Zico Góes, a emissora optou por reafirmar seu propósito de combater o preconceito, diante do procedimento adotado pela poderosa emissora carioca. "No momento em que a Globo diz que vai ter (o beijo) e não tem, isso passa uma mensagem para o jovem de que aquilo é realmente uma coisa errada", explicou o diretor.

Góes ressaltou o fato de que a MTV sempre tratou o assunto com naturalidade e foi a primeira emissora a transmitir um programa com um beijo entre homossexuais masculinos, o Fica Comigo, exibido em 2002 e apresentado pela atriz e modelo Fernanda Lima. Há duas semanas, a emissora apresentou o Beija Sapo Gay Meninas.

"Esse programa (Fica Comigo) ficou conhecido como um programa especial e era tudo o que a gente não queria. A MTV quer tratar isso como um assunto qualquer e parece que, no Brasil, ainda não é um assunto qualquer", afirmou Góes.

Atitude – Para o co-diretor do evento Mix Brasil, André Fischer, apesar de não ter retratado os homossexuais de forma estereotipada, a novela de Glória Perez não representou nenhum avanço. "Seria um avanço a coroação desse relacionamento com um beijo. Censura é quando você diz que algo não pode ser mostrado e foi o que aconteceu. O que houve foi um retrocesso", destacou Fischer.

Lésbica assumida e autora de dois livros sobre a homossexualidade feminina (Balada para as Meninas Perdidas e Garotas Iradas), a cantora Vange Leonel acredita que a sociedade brasileira passa por um período de transição em que o preconceito persiste. "A Globo já está colocando casais homossexuais e isso é muito bom. Mas ficou claro que, na novela, pode ser gay, desde que não seja praticante."

Enquete – Os internautas também podem opinar sobre o tema no site do Diário (www.dgabc.com.br). A pergunta proposta, que ficará no link da editoria Cultura & Lazer até às 20h do próximo sábado (13), é a seguinte: "Você acha que a Globo deveria ter mostrado o beijo gay na novela América?". O resultado será publicado na edição de segunda-feira do Diário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;