Memória Titulo Coluna
A publicidade que divulga a região

O anúncio da Farmácia Santo André em 1919 e a primeira página de uma indústria química e uma caldeiraria em 1959

Ademir Medici
30/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Como subúrbio entre São Paulo e o Litoral, o Grande ABC passa a ser conhecido graças ao seu parque industrial construído quando o espaço paulistano vai se esgotando.

Esta divulgação foi lenta. A Rhodia Química, por exemplo, constituída em 1919, levaria alguns anos para divulgar o espaço andreense – mesmo porque era preciso, antes disso, erguer os primeiros pavilhões.

Um bom exercício é pesquisar os jornais de São Paulo e ir garimpando anúncios como os de hoje, de empresas que nasceram, cresceram, fizeram história – e depois deixaram a cena econômica, mudando-se para outras regiões ou mesmo encerrando atividades.

Diário há 30 anos

Sábado, 30 de dezembro de 1989 – ano 32, edição 7263

Manchete – Brasil começa Ano-Novo com aumentos e medo da inflação
Mais caros o pãozinho, a energia elétrica, os cigarros, o leite, detergentes, eletrodomésticos, cerveja e chope, remédios, tarifas aéreas, linhas telefônicas.
Editorial – Flagrante leviandade (sobre as viagens dos principais dirigentes municipais de Santo André, do prefeito ao presidente da Câmara).
Diadema – Famílias desabrigadas no Norte e Nordeste se alojam no Gazuza.
Encontro – O ano social de 1989. Em 28 páginas, uma retrospectiva da coluna Encontro, da jornalista Claudete Reinhart, que escreve:
- Apesar do presidente Sarney, apesar das oscilações da economia e apesar de tudo, o ano de 1989 foi muito bom em matéria de promoções sociais.
Entre as mensagens vinculadas, a do Tênis Clube de Santo André:
- Convidamos a todos para o melhor ano de todos os tempos, 1990.

-Subsídios à história da imigração italiana
-Roma, dezembro de 1919. O senador Federico Bettoni, integrante do Conselho de Emigração, pronunciou discurso em favor da emigração italiana para o Brasil.
Citou as dificuldades atuais da Itália e o fato de não ter havido emigração durante os quatro anos da guerra.
O desemprego na Itália chegava a 2 milhões de homens.
Antes da guerra, todos os anos, muitos emigravam para o Exterior, enviando suas economias para a pátria, onde adquiriam propriedades.
O operário italiano não quer mais emigrar para os Estados Unidos, onde lhe é vetado o uso do vinho nas refeições.
Já o Brasil é o País que oferece aos trabalhadores italianos o melhor meio de adaptação.
Fonte: Oesp, citando jornal italiano que divulgou a notícia.
 

Santos do Dia

- Rugero. Bispo na antiga cidade italiana de Cane. Morreu em 30-12-1129.
- Anísia. Nasceu na cidade de Tessalônica, na Grécia, nos fins do século III.

Municípios Brasileiros

- Aniversariam hoje 61 municípios, entre os quais 16 do Estado de São Paulo: Barrinha, Brejo Alegre, Caiabú, Canas, Charqueada, Divinolândia, Florínia, Glicério, Icem, Igaratá, Ipiguá, Lupércio, Nova Europa, Platina, Riversul e Vargem.
 

Em 30 de dezembro de...

1914 – Joaquim Mariano Ribeiro nasce em São Bernardo. Viveu sempre no Centro da antiga Vila de São Bernardo. Sua casa, na Rua Marechal Deodoro, preservava costumes como o poço raso no quintal, os canteiros de verduras, legumes e ervas medicinais, o fogão a lenha.
- A I Guerra. Da manchete do Estadão: os aliados tomam uma aldeia na Bélgica.
1919 – Fazenda São Joaquim continuava a admitir trabalhadores para corte de lenha, movimento de terra, construção de ramal ferroviário. Ficava na Estação Rio Grande (hoje Rio Grande da Serra).
Nota – A indústria moveleira do ABC teve na Fazenda São Joaquim, de Joaquim Eugênio de Lima, um grande impulso
1924 – Sampaio Vidal deixa o Ministério da Fazenda e Cincinato Braga, a presidência do Banco do Brasil.
1929 – Acha-se internado no Hospital Alemão, na Capital, Angelino Arnoni, vítima de acidente em Ribeirão Pires, quando fraturou uma das pernas.
1939 – De um anúncio: terrenos industriais em Santo André. Vendem-se áreas de 10.000 a 100.000 m² ao longo da estrada de ferro, perto da estação, com direito a ter chave. Tem luz, força e telefone em frente. Sociedade Imobiliária Santo André, com escritório à Avenida Quinze de novembro, 40, em Santo André.
Nota – A Imobiliária Santo André sucedida à Imobiliária São Bernardo, que na década de 1920 abriu a Avenida Industrial e loteou bairros entre Santo André e São Caetano, entre os quais o Campestre e o Santa Maria.
1954 – Arthur Gonçalves de Souza Júnior renuncia ao mandato de vereador em Santo André para assumir o mandato de prefeito de Ribeirão Pires na instalação do município em 1955. Foi o primeiro prefeito de Ribeirão Pires e dirigiu a cidade até 1958.
- Inaugurada seção comemorativa à Revolução de 1932 no Ibirapuera, como parte da exposição histórica ali instalada.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;