Internacional Titulo
Empresário pagará US$ 100 mi para se hospedar na Mir
Do Diário do Grande ABC
27/04/1999 | 12:38
Compartilhar notícia


Um empresário britânico aceitou pagar US$ 100 milhoes para passar uma semana na estaçao espacial russa Mir, o que pode prolongar a permanência da nave no espaço, relataram, nesta terça-feira, fontes oficiais.

Mas um porta-voz da mais alta autoridade espacial manifestou dúvidas, dizendo que o acordo pode fracassar como outras tentativas anteriores de arrecadar fundos privados para manter a Mir ativa.

O empresário britânico Peter Llewelyn, de 51 anos, assinou um acordo com a companhia estatal RKK Energia, que administra a Mir, para realizar o vôo em agosto, disse o porta-voz da Energia, Sergei Gromov. Acrescentou que o acordo foi assinado no fim de semana e o dinheiro será transferido em breve para a Energia. Gromov informou que Llewelyn vive nos Estados Unidos, é casado e tem dois filhos. Nao deu mais detalhes.

Llewelyn irá à Mir numa nave Soyuz, acompanhado por dois cosmonautas russos. Depois de permanecer uma semana no espaço, voltará à Terra com a atual tripulaçao da Mir, disse Gromov.

Se o acordo se concretizar, será um grande alívio para os funcionários espaciais e cosmonautas russos, que querem ampliar a vida útil da Mir, o último símbolo do glorioso passado espacial da naçao. O governo disse que só pagaria os custos da Mir até o final de agosto. Depois, a estaçao será abandonada, a menos que investidores privados forneçam fundos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;