Setecidades Titulo 466 anos
Aniversário tem programação diversificada

Festa, que começou com homenagem a João Ramalho, contou ainda com lançamento de selo dos Correios

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
09/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 A programação de aniversário de Santo André, que completou 466 anos ontem, movimentou todas as regiões da cidade com atividades gratuitas para todos os gostos e preferências, reunindo música, esporte e lazer.

Como é tradição no município, a festa começou com homenagem ao seu fundador, João Ramalho. O evento, realizado em frente à estátua do português, no Paço Municipal, teve apresentação da Banda Lira, desfile do grupo de Tiro de Guerra e de escoteiros andreenses. Cerca de 400 pessoas acompanharam a cerimônia debaixo de chuva.

O fundador era de origem portuguesa, nascido na cidade de Vouzela, em 1493, filho de João Vieira Maldonado e Catarina Afonso de Valbode. Aventureiro e explorador no Planalto de Piratininga, fundou a cidade de Santo André em 8 de abril de 1553, chamada, na época, de Santo André da Borda do Campo e posteriormente elevada a vila pelo governador geral Tomé de Souza.

Ainda pela manhã, resgatando as tradições do município, Santo André foi contemplada com selo e postal comemorativos pelos Correios, com a imagem da Praça dos Correios, localizada no Centro da cidade – e que em setembro do ano passado foi revitalizada e modernizada pela administração municipal. Esta é a terceira vez em toda sua história que o município ganhou a homenagem.

“A programação vai ao encontro do resgate dos símbolos da cidade e também desse retorno da infraestrutura de Santo André”, afirmou o prefeito Paulo Serra (PSDB), durante a celebração. “Esse ano de 2019 será um divisor de águas. Isso porque, quando analisarmos a história, Santo André terá três datas importantes: 1553, quando foi a descoberta da cidade; 1860, quando começou a construção da linha férrea que colocou o município nesta rota da revolução industrial e, por fim, agora, abril deste ano, com mais de R$ 500 milhões em obras e infraestrutura para recuperação das políticas públicas.”

Considerado feriado municipal, a segunda-feira teve ainda o lançamento do projeto Campos de Paranapiacaba + Jogo das Celebridades, no Estádio Bruno José Daniel e a abertura da Cafeteria Nacional, na Casa da Palavra Mário Quintana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;