Cultura & Lazer Titulo Cinema
Celebração para Batman

Personagem faz 80 anos hoje ainda relevante e com programação especial de aniversário

Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
30/03/2019 | 07:09
Compartilhar notícia
Divulgação


Apesar do aspecto um tanto quanto carrancudo, Batman consegue se manter na lista de super-heróis mais populares e respeitados da história. Sua trajetória por entre diferentes tipos de mídias o tornou conhecido no mundo inteiro ao longo de diferentes gerações, parecendo que o personagem não envelhece jamais e continua pronto a combater o crime. Mesmo que a questão da idade não seja um problema para figuras fictícias, o tempo também passou para o Cavaleiro das Trevas, pronto para festejar hoje aniversário de 80 anos e celebrar sua presença ainda relevante na cultura pop.

Sua criação surgiu da mente criativa do ilustrador norte-americano Bob Kane (1915-1998). Procurando mesclar características de Sherlock Holmes e D’Artagnan, do conto Os Três Mosqueteiros, ele desenvolveu a ideia de um superinvestigador aventureiro. Com ajuda do roteirista Bill Finger (1914-1974), ganhou aspecto sombrio ao ter seu estilo baseado em um morcego e abraçando a noite como sua principal aliada. A estreia nos quadrinhos ocorreu na revista Detective Comics #27, da DC Comics, que, apesar de ter o mês de maio estampado na capa, foi lançada em 30 de março de 1939. A revelação da origem de como o bilionário Bruce Wayne, na infância, viu os pais serem mortos em viela quando voltavam de passeio ao cinema, e cresceu realizando treinos físicos e intelectuais para vingar a todos os injustiçados de Gotham City – e do mundo.

A popularidade o fez ganhar espaço em mídias diversas. Entre os produtos mais lembrados estão o seriado live-action na década de 1960, o desenho animado noventista, a franquia de games Batman: Arkham nos anos 2000, sem contar os milhares de arcos nas HQs e as graphic novels, a exemplos de Ano Um (1987), A Piada Mortal (1988), A Queda do Morcego (1993-1994) e Silêncio (2002-2003).

É nos quadrinhos que a conexão do herói com o Grande ABC tem capítulos oficiais, com o ilustrador Ivan Reis, de São Bernardo, tendo desenhado artes especiais estreladas pelo vigilante nos últimos anos, seja em histórias próprias ou em aventuras como integrante da Liga da Justiça, superequipe da DC Comics da qual o Cruzado Encapuzado acaba sendo um dos líderes. Um de seus trabalhos mais conhecidos foi capa variante do volume de estreia da série Cavaleiro das Trevas III – A Raça Superior, lançada originalmente em 2015, nos Estados Unidos, chegando nas lojas brasileiras em 2016. O artista local também já desenhou estátuas limitadas do personagem que colecionadores brigam para ter em suas estantes sempre que uma novidade do gênero aparece.

AGENDA
Atração deste mês do projeto Clássicos Cinemark, o icônico longa-metragem Batman (1989) volta a entrar em cartaz para que o público mais novo possa ver nas telonas a primeira adaptação do personagem para a sétima arte. A obra tem comando do diretor Tim Burton e conta com o ator Michael Keaton no papel de Bruce Wayne e Jack Nicholson dando vida ao Coringa. A última sessão ocorre hoje à noite, às 22h, com exibição na região no ParkShopping São Caetano (veja mais na página 3). Os ingressos custam entre R$ 8 (meia) e R$ 16, à venda na bilheteria e na internet (www.cinemark.com.br).

A TV paga tem agenda comemorativa na grade da Warner Channel. O canal prepara maratona especial com filmes de diferentes fases do personagem nos cinemas. Na abertura da lista, às 17h20, Batman: O Retorno (1992) mostra combate contra os vilões Pinguim e Mulher-Gato. Em seguida, a partir das 19h40, Batman – O Cavaleiro das Trevas (2008), considerada sua melhor obra cinematográfica e marco entre produções de heróis, revela teia de investigações em torno do caótico Coringa e da corrupção da polícia de Gotham. O encerramento da agenda ocorre às 22h30, com Batman Vs Superman: A Origem da Justiça (2016) chamando a atenção pelo aguardado encontro com o Homem de Aço e, de quebra, com a Mulher-Maravilha, em obra que divide opiniões entre os fãs.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;