Memória Titulo
Este cartão postal parecia eterno em São Bernardo

Tudo mudou rapidamente neste trecho da Linha Jurubatuba, a poucos metros do centro histórico de São Bernardo

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/04/2011 | 00:00
Compartilhar notícia


Tudo mudou rapidamente neste trecho da Linha Jurubatuba, a poucos metros do centro histórico de São Bernardo. Entre as vilas Duzzi e Gonçalves, foi-se a fábrica Matarazzo. Um viaduto moderníssimo interligou os dois lados da Via Anchieta, com o nome de Viaduto Governador Mário Covas, hoje Viaduto Tereza Delta. Sobrevive a imagem histórica.

Everton Calicio, historiador do complexo Matarazzo, nos envia a foto e lembra que a fábrica se chamou Fiação Lydia, do grupo IRFM (Indústrias Reunidas F. Matarazzo). A imagem é de 1968. O original foi conseguido por Calicio nos arquivos do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No lugar da fábrica, um condomínio
Texto: Everton Calicio

O prédio onde se localizava a Fiação Lydia foi inaugurado em 1955, e serviu durante 25 anos para abrigar as instalações daquela que já foi considerada a maior fiação e tecelagem da América Latina.

Posteriormente, no início da década de 1980, a Matarazzo encerrou as atividades da fiação e instalou ali unidade das Indústrias Matarazzo de Embalagens S/A (fábrica Mariângela de embalagens especiais e papelão).

A fábrica de papelão funcionou no terreno da Rua Braga, 274, até o ano de 1993, quando encerrou atividades. O terreno ficou abandonado à espera de novas utilidades.

A família Matarazzo vendeu o terreno em 2007. Em 2008 os antigos pavilhões foram demolidos para dar lugar ao condomínio residencial que hoje há no local, encerrando-se assim uma tradição de exatamente 38 anos de atividade industrial em São Bernardo.

legenda da foto: Fiação Lydia em São Bernardo em 1969: pavilhões industriais sobreviveram entre 1955 e 1993 e espaço é hoje ocupado por um condomínio residencial em construção

PASSEATA DO SILÊNCIO

Os exilados da passeata
Texto: João da Costa Faria, por e-mail
 

Rendo minha homenagem a três dos companheiros de luta contra o estágio político de 1961 e que foram obrigados a deixar o País: Noemi Kogan, que radicou-se no Uruguai e que lá vive até hoje; o brilhante e culto jornalista e escritor Caio Martins e o querido adventista (advogado e dentista) Luis Antonio Cicaroni, que viveram no Chile, mas que, felizmente, estão em nosso convívio.

Aos três, o tributo da salutar dor vivenciada pelos jatos dos brucutus que tomaram conta de São Caetano, mas que não ganharam a batalha contra a voz dos estudantes que, tão somente, silenciou, como forma de ecoar. 

SANTO ANDRÉ HÁ 100 ANOS

Quando o 1º Cartório de Registro Civil de Santo André foi instalado ainda eram registrados os casos de feto (ou natimorto). O registro nº 2 do primeiro livro de nascimentos é justamente de um caso assim: um feto masculino, do casal José Miranda e Sebastiana Miranda, que residiam numa casa situada em terrenos da São Paulo Railway Company.

NEWS SELLER 

Domingo, 23 de abril de 1961 

Manchete - Funcionalismo municipal de São Bernardo é um dos mais bem pagos: Câmara aprova plano de reestruturação

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quinta-feira, 23-4-2011 

Manchete - Governo aplicará este ano 575 bilhões no Nordeste

Trabalho - Para produção da Volkswagen; 18 mil empregados entram em folgas coletivas até o dia 28.

Política (Aleksandar Jovanovic) - PT emerge com Lula como pêndulo eleitoral importante no Grande ABC.

Rio Grande da Serra - Rede Ferroviária promete mais trens.

Música - Nana Caymmi com show até domingo no Cacilda Becker, em São Bernardo.

Polícia - PM mata ladrão em São Bernardo. 

EM 23 DE ABRIL DE... 

1616 - Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote, falece em Madri. 

1956 - Constituída, em São Caetano, a Construtora Lorenzini. Sua primeira razão social foi Oberhuber & Lorenzini Ltda. 

1976 - Bacharel Wilson Rodrigues assume o cargo de titular da Delegacia Seccional de Polícia do Grande ABC. Substitui a Paulo de Almeida Vinhas.

Trabalhadores

Nascem em 23 de abril: 

1921 - José F. dos Santos, de Sergipe. Operário da Anderson Clayton, admitido em 1º de maio de 1957.

1929 - Ricardo Monteiro da Silva, do Senhor do Bonfim (BA). Operário da Anderson Clayton. Residia à Rua Cruzeiro do Sul, 97.

Fonte: 1º livro geral de registro de associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE 

Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral, Dia Mundial do Escoteiro, Dia Nacional do Choro e Dia do Clero Indígena.

SANTOS DO DIA 

Adalberto de Praga, Egídio de Assis e Jorge. Na estampa, São Marcelino.

Hoje é dia de Vigília Pascal. A Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando em sua Paixão e Morte.

São Jorge era militar e sofreu o martírio durante a perseguição de Diocleciano, no ano 303.

Fontes: Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, Vozes, 2011; site: www.paulinas.org.br

NAS ONDAS DO RÁDIO 

USP FM (93,7) - Memória. Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740) - Quinta Avenida. Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) - Memória. Para lembrar dois narradores esportivos: Pedro Luiz e Fiori Giglioti. Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 9h.

Pérola da Serra (87,5) - Reminiscências. A Páscoa entre nós, sua origem, o que celebra. E músicas dos bons tempos do rádio. Produção e apresentação: Américo e Lina Del Corto; e a participação de Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões, Pedro Cordeiro e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br .

FALECIMENTOS 

SANTO ANDRÉ

José Santiago, 92. Natural de Estância (SE). Anteontem. Cemitério Memorial Jardim Santo André.

Sebastião Salviano, 61. Natural de São Pedro da União (MG). Ontem. Cemitério de Vila Pires.

Landualdo José dos Santos, 58. Natural de Anagé (BA). Anteontem. Cemitério Curuçá.

Paulo Roberto Bonelli, 57. Natural de Itapira (SP). Anteontem. Cemitério Memorial Jardim Santo André.

SÃO CAETANO

(Cemitério da Cerâmica)

Albina Bagatello da Silva, 83. Natural de Rio das Pedras. Dia 20.

Laércio Miguel dos Santos, 74. Natural de Vargem Grande do Sul (SP). Anteontem.

Antonio do Carmo, 53. Natural de Barretos (SP). Dia 19. 

DIADEMA

Marina Alves, 57. Natural de Diadema. Anteontem, em Santo André. Cemitério Municipal.

MARIA ORSOL FRANCISCHETTI
(Leme, SP, 7-4-1922 - Santo André 13-4-2011)
 

Dona Maria era uma senhora tranquila. Criou os filhos com dificuldade, já que ficou viúva cedo. Sr. Sebastião Francischetti, o marido, faleceu quando tinha 44 anos.

Sua história pessoal começa a ser construída no Interior. Da região de Araras, Maria e família mudam para Valparaíso, na Noroeste Paulista, onde ela cresceu, casou-se e teve os primeiros quatro filhos. Dali a família mudou para Santo André, em 1958, para residir na Vila Alzira, onde nasceu o caçula.

"Ela era muito religiosa, devota de Nossa Senhora Aparecida, Santa Edwiges, São Judas Tadeu e Santo Expedito", conta a filha Ivani. "Ela também era uma mulher feliz, gostava de estar sempre bonita", completa.

Dona Maria partiu aos 89 anos. Deixa cinco filhos, Lourdes, Ivani, Valdir, Sonia e Fernando, oito netos, quatro bisnetos, cuja mais novinha é Maria Eduarda, de 6 anos. E estava toda feliz ao saber que está a caminho o primeiro tataraneto (ou tataraneta).

Dona Maria foi sepultada no Cemitério Cristo Redentor, em Vila Pires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;