Cena Política Titulo
Tentativas frustradas de citar Rautenberg
Fábio Martins
21/03/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


A Justiça deu andamento a ação civil pública de improbidade administrativa contra o vereador licenciado Roberto Rautenberg (PRB), de Santo André. O republicano está afastado do cargo eletivo sob alegação de motivos particulares – iniciou período da saída do mandato em agosto de 2017, apenas retornou ao posto no fim do ano passado para participar de uma sessão (eleição da mesa diretora) e requereu nova dispensa. O MP (Ministério Público) investiga denúncia de irregularidades dentro do seu gabinete, que vão desde funcionários fantasmas a caso de nepotismo. O juiz Genilson Rodrigues Carreiro, da 1ª Vara da Fazenda, julgou, na ocasião da abertura, que inexistia vício a ser sanado na petição inicial, notificando todos os envolvidos, entre eles Gustavo Palmieri, vereador de São Vicente, ex-assessor de Rautenberg. Rejeitou, contudo, pedido de congelamento de patrimônio. “Levando-se em conta que os ocupantes de cargos comissionados foram exonerados, ao menos no presente momento, indefiro a indisponibilidade de bens, medida de natureza severa e excepcional”, pontuou, na decisão. Fato curioso é o oficial de Justiça não ter êxito nos mandados de citação a Rautenberg, com residência fixa perto do Fórum.

BASTIDORES

Na Justiça Eleitoral
A defesa do prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), avisou que, além de tentar transferir os processos contra o socialista da Justiça federal para a Justiça estadual, irá pleitear a mudança da tramitação das ações hoje criminais para o âmbito da Justiça Eleitoral. A Operação Prato Feito, que culminou na primeira prisão de Atila, em maio de ano passado, citou pagamento de doações de empresários na corrida eleitoral de 2016 em troca de supostos favorecimentos em contratos na Prefeitura. O STF (Supremo Tribunal Federal) julgou que casos de caixa dois de campanha ficarão sob análise dos tribunais eleitorais.

Presenças na Metra
<EM>Chamou a atenção, durante entrega de 25 novos ônibus para a linha 356 (Diadema-Brooklin), feita na manhã de ontem na sede da empresa Metra, que opera o Corredor ABD, a presença de prefeitos e políticos de cidades que não contam com trechos do corredor. Os chefes dos Executivos de Ribeirão Pires, Adler Kiko Teixeira (PSB), e de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PPS), prestigiaram o evento. O prefeito de Diadema, Lauro Michels (PV), não compareceu devido a compromisso em Brasília – foi representado pelo ex-vice-prefeito e hoje deputado estadual Márcio da Farmácia (Podemos).
<EM>
E presenças no ato do Novo
<EM>Duas presenças que saltaram aos olhos mais atentos no evento do Novo, em Santo André, na terça-feira à noite, foram as dos ex-vereadores José de Araújo (PSD) e José Montoro Filho, o Montorinho (sem partido). Ambos são aliados do prefeito andreense, Paulo Serra (PSDB), com forte recall eleitoral – que tiveram, contudo, candidatura indeferida em 2016 – e acompanharam parte da atividade, que contou com a palestra do ex-presidenciável e dirigente nacional do partido, João Amoêdo.
<EM>
Contingente em Diadema
<EM>Diante de mudanças no sistema de Segurança, o vereador Marcos Michels (PSB), de Diadema, fez peregrinação por gabinetes dos deputados da bancada do Grande ABC, na Assembleia Legislativa. O socialista citou abaixo-assinado para trazer um novo batalhão ou aumentar o contingente de policiais na cidade. “Não é um bom dia, 30 mil assinaturas em um abaixo-assinado, e veja o que aconteceu, redução drástica do batalhão da Força Tática para apenas uma viatura, e o batalhão será em São Bernardo. Vou procurar ajuda dos três poderes e Ministério Público, precisamos de união contra essa ação.”

Alternativas na divisa
Para colocar em discussão eventual programa que possa viabilizar a construção de um conjunto habitacional que atenda aos moradores das áreas de risco no Sítio Joaninha, na divisa de municípios da região, os presidentes das câmaras de São Bernardo e Diadema, Ramon Ramos (PDT) e Pretinho do Água Santa (DEM), respectivamente, além do vereador Salek Almeida (DEM), se reuniram na terça-feira, em solo são-bernardense. O problema é antigo, mas ainda sem solução. Os dois dirigentes ficaram de apresentar alternativas em novo encontro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;