Setecidades Titulo Com quatro meses de atraso
Balsa ampliada começa a operar na terça-feira no Riacho Grande

Operação para a troca da embarcação ocorrerá a partir das 22h da segunda-feira; serviço ficará suspenso no período

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
12/10/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


 Com quase quatro meses de atraso, a nova Balsa João Basso, no bairro Riacho Grande, em São Bernardo, entrará em operação na terça-feira. A promessa é a de que o equipamento, com o dobro da capacidade, reduza pela metade o tempo de espera para fazer a travessia para a região do pós-balsa, onde moram cerca de 42 mil pessoas. Hoje, munícipes aguardam até três horas pela embarcação.

Após ser aprovada nos testes e obter autorização da Marinha para operar, no início do mês, a plataforma flutuante transportará até 400 passageiros e 40 veículos de pequeno porte. A capacidade da atual embarcação é de 200 pessoas e 18 carros.

Segundo a Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia), foram necessárias ampliações na largura, no comprimento e na cabine de passageiros da balsa, além de pintura, troca de estruturas corroídas e reparo dos equipamentos. Durante este processo, foram investidos cerca de R$ 2,5 milhões.

No total, o casco foi estendido de 12 para 18 metros na largura; e de 35,80 para 41,20 metros no comprimento. Já o peso da balsa passou de 118 para 205 toneladas.

A operação de substituição da embarcação deve ocorrer a partir das 22h de segunda-feira, com prazo de finalização até 6h da terça-feira – período em que os serviços estarão suspensos. Para não afetar moradores que dependem da travessia, a Prefeitura de São Bernardo elaborou planejamento especial. Na UBS (Unidade Básica de Saúde) Santa Cruz, no pós-balsa, serão disponibilizadas duas ambulâncias, assim como médicos plantonistas.

A partir das 20h da segunda-feira, o efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal) e de viaturas da corporação será ampliado no Riacho Grande. Todos os setores envolvidos na operação de funcionalidade farão o acesso à região pelo km 37 da Rodovia dos Imigrantes. Os professores, assim como todos os funcionários das escolas do pós-balsa, serão transportados por veículos disponibilizados pela Secretaria de Educação para o expediente da terça-feira.

“Este era um dos compromissos prioritários. Fizemos inúmeras reuniões e trabalhamos com intensidade para garantir este avanço. Vamos seguir em busca por possibilitar as melhores condições para toda a nossa população, em todos os setores”, destacou o prefeito Orlando Morando (PSDB).

Antiga reivindicação dos munícipes, a ampliação da travessia foi acordada em dezembro do ano passado entre a Emae e a Prefeitura de São Bernardo. O compromisso inicial era o de que a balsa fosse entregue no dia 29 de junho, o que não ocorreu. O prazo foi estendido para setembro e, novamente, não cumprido.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;