Internacional Titulo
Misteriosos cubos de gelo caem do céu na Espanha
Do Diário do Grande ABC
18/01/2000 | 12:52
Compartilhar notícia


Cubos de gelo têm caído misteriosamente do céu da Espanha há dez dias, atiçando a curiosidade de muitas pessoas e preocupando os cientistas, que tentam encontrar uma explicaçao para o fenômeno.

Um primeiro elemento que ajude a dar uma resposta ao mistério chegará na sexta-feira com os resultados dos exames químicos e biológicos desses blocos de gelo do tamanho de uma bola de basquetebol e com um peso de até quatro quilos.

Desde o dia 8 deste mês, dezoito destes blocos gigantes de gelo cairam na Espanha, principalmente na regiao de Valencia (Leste), mas também em Sevilha (Sul), nas proximidades de Zaragoza e Soria (Nordeste), e nesta terça nos arredores de Madri.

O Instituto Nacional de Meteorologia (INM) descartou formalmente a possibilidade de qualquer origem atmosférica. O céu estava claro quando caíram os blocos de gelo e nenhum fenômeno meteorológico dá lugar a quedas solitárias de blocos de gelo, assegura o INM.

``Nao há registro histórico de pedras de granizo com peso maior que um quilo, porque as correntes de ar ascendentes que sustentam o granizo nas nuvens nao superam os 100 km/hora e nao podem suportar esse peso', explica Jeroni Llorente, do departamento de Física do Ar da Universidade de Barcelona.

As primeiras quedas de blocos de gelo foram atribuídas a avioes, mas a persistência da chuva de blocos de gelo em lugares inteiramente afastados das rotas aéreas enfraquece esta hipótese. A limpeza dos blocos de gelo também descarta a tese de um acidente dos serviços de um aviao comercial, como aconteceu na Galícia, em 1996.

Entao se pensou em um cometa: o Centro Superior de Investigaçoes Científicas (CSIC) emitiu ontem a hipótese de uma queda de gelo proveniente da cauda de um cometa. ``O primeiro surpreendido sou eu', afirmou o geólogo do CSIC Jesus Martínez Frías, que dirige a equipe de pesquisa sobre o assunto, reunindo técnicos do Ministério do Meio Ambiente, do CSIC, da Universidade Autônoma de Madri e dos institutos do Frio e de Geologia de Madri.

``É muito precipitado fazer avaliaçoes especulativas, mas tudo parece indicar que os blocos de gelo procedem dos restos de um cometa', disse Martínez Frías em uma entrevista à imprensa.

``Impossível', responde Marc Kidger, do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC). ``Os fragmentos teriam caído todos ao mesmo tempo e nao somente na Espanha'.

``Os cometas estao compostos de numerosos outros minerais e o primeiro a desintegrar-se é o gelo', insiste seu colega Ignasi Casanova, do Instituto de Estudos Espaciais da Catalunha.

A hipótese se evapora totalmente quando Casanova destaca que as temperaturas de entrada na atmosfera (de 800 a mil graus centígrados) acabariam em poucos segundos com um iceberg chegado do espaço e que fosse o bastante grande para ser detectado pelos astrônomos.

``Deveria ter quilômetros de extensao ao entrar na atmosfera e o teríamos detectado', adianta Francisco Anguita, responsável pelo departamento de Petrologia e Geoquímica da Universidade Complutense de Madri.

``Talvez haja um 'efeito OVNI' no aparecimento desses blocos de gelo', ironiza Anguita. ``Nao estou certo de que todos esses blocos de gelo tenham caído do céu'.

A queda desses cubos de gelo já danificou um carro e um ateliê.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;